PUBLICIDADE

Mundo

Rússia alerta EUA que envolvimento mais profundo na Ucrânia traz riscos crescentes

29 nov 2022 - 12h02
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia está tentando fazer os Estados Unidos entenderem que o crescente envolvimento de Washington no conflito na Ucrânia traz riscos crescentes, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, nesta terça-feira, segundo agências de notícias russas.

Moscou tem reclamado repetidamente que o apoio militar ocidental à Ucrânia está prolongando o conflito, agora em seu 10º mês, ao mesmo tempo em que arrisca um possível confronto direto entre a Rússia e o Ocidente.

"Estamos enviando sinais aos americanos de que sua linha de escalada e envolvimento cada vez mais profundo neste conflito está repleto de consequências terríveis. Os riscos estão crescendo", disse Ryabkov à agência de notícias Interfax.

Kiev e o Ocidente dizem que a Rússia é culpada por qualquer nova escalada após o que eles dizem ser invasão não provocada de Moscou à Ucrânia em 24 de fevereiro, ocupação contínua do território ucraniano e ameaças nucleares veladas.

Ryabkov disse que não houve diálogo entre Washington e Moscou, mas que os dois lados "trocam sinais periodicamente".

Ele afirmou que não estava ciente de nenhum contato por meio de uma linha direta militar específica EUA-Rússia instalada no início do que Moscou chama de "operação militar especial".

Uma autoridade dos EUA disse à Reuters nesta terça-feira que uma linha especial de "desconflito" entre militares russos e norte-americanos foi usada uma vez desde o início da guerra.

"Não tenho conhecimento de nenhum canal de desconflito em relação ao que está acontecendo na Ucrânia... Não temos nenhum diálogo com os Estados Unidos sobre o tema da Ucrânia porque nossas posições são radicalmente diferentes", disse Ryabkov, segundo agência russa.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade