PUBLICIDADE

Mundo

Rishi Sunak será novo primeiro-ministro do Reino Unido após renúncia de Liz Truss

Ex-ministro das Finanças passou a ser favorito ao cargo após Boris Johnson desistir de concorrer às primárias do Partido Conservador

24 out 2022 - 10h12
(atualizado às 11h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Rishi Sunak
Rishi Sunak
Foto: Reuters

Rishi Sunak será o novo primeiro-ministro do Reino Unido após a renúncia de Lis Truss do cargo, informa a agência Reuters nesta segunda-feira, 24. 

O ex-ministro das Finanças venceu as primárias do Partido Conservador depois que seu adversário Boris Johnson, que já foi primeiro-ministro do país, desistir da disputa.

Em comunicado, Johnson afirmou contar com o apoio necessário dos parlamentares conservadores para entrar na disputa, porém, considerou que não seria a coisa certa a fazer. Ele já esteve à frente do governo britânico até julho e renunciou após uma série de polêmicas envolvendo festas realizadas na residência oficial durante a pandemia.

"Nos últimos dias, fiquei impressionado com o número de pessoas que sugeriram que eu deveria mais uma vez disputar a liderança do Partido Conservador, tanto entre o público quanto entre amigos e colegas no Parlamento", declarou Johnson, acrescentando que chegou a conclusão que essa não seria a decisão correta. "Não se pode governar de maneira efetiva a menos que tenha um partido unido no Parlamento."

No comunicado, Johnson também indicou que havia contatado os outros dois candidatos, o ex-ministro da Economia, Rishi Sunak, e a líder dos conservadores na Câmara dos Comuns, Penny Mordaunt, porque esperava uni-los no interesse nacional, mas "infelizmente não foram capazes de encontrar uma maneira de fazê-lo".

"Por isso, temo que seja melhor não permitir que minha nomeação vá adiante e comprometo meu apoio a quem for bem-sucedido. Acho que tenho muito a oferecer, mas temo que o momento simplesmente não seja o adequado", concluiu.

Johnson foi forçado a deixar o cargo em julho em meio a uma debandada de membros do gabinete do primeiro-ministro britânico, incluindo Sunak, que renunciou ao cargo de ministro das Finanças.

A aparente tentativa de retorno do ex-primeiro-ministro recebeu reações mistas de dentro de seu próprio partido. Apoiadores dizem que ele é uma figura popular que pode atrair votos, enquanto críticos alertam que seu retorno seria uma catástrofe para o futuro do partido.

Liz Truss

Após a saída de Johnson, Liz Truss assumiu o cargo, porém, ficou apenas seis semanas na função. Ela estava sob pressão desde que lançou um programa fiscal com cortes de impostos, que causou turbulência nos mercados financeiros.

* Com informações da Reuters, Deutsche Welle, Efe e Lusa

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade