Reunião bilateral entre Colômbia e Venezuela é cancelada pouco depois de ligação entre Petro e Trump
Uma reunião agendada para a sexta-feira entre o presidente colombiano Gustavo Petro e a presidente interina venezuelana Delcy Rodríguez foi cancelada nesta quinta-feira, disse uma fonte do gabinete de Petro à Reuters.
A notícia do cancelamento da reunião ocorreu após uma ligação telefônica entre Petro e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que desejou sucesso a Petro em sua reunião com Rodríguez, de acordo com uma declaração do gabinete de Petro.
A reunião bilateral entre Rodríguez e Petro seria o primeiro encontro pessoal em nível presidencial de Rodríguez desde que ela assumiu o poder após a destituição em janeiro de seu antecessor, o presidente Nicolás Maduro, pelos EUA.
Colômbia e Venezuela estão trabalhando para remarcar a reunião, disse a fonte, sem fornecer um motivo para o cancelamento. Veículos de imprensa colombianos também informaram o cancelamento, enquanto o governo venezuelano não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.
Petro e Trump discutiram a economia ao longo da fronteira Colômbia-Venezuela, que deveria ser o principal tópico da reunião Petro-Rodríguez, segundo a declaração do gabinete de Petro.
Trump disse a Petro, alvo de sanções norte-americanas no ano passado, que ele é bem-vindo nos EUA e pediu desculpas por não convidar o líder colombiano para uma reunião em Miami na semana passada com outros chefes de Estado latino-americanos.
Trump apoiou uma série de medidas de Rodríguez, ex-vice-presidente, para atrair investidores nas áreas de petróleo e mineração e estabilizar o país desde o ataque de janeiro que capturou o presidente Nicolás Maduro, com o norte-americano elogiando repetidamente Rodríguez por sua cooperação com os EUA.
Petro e Trump têm passado por disputas, embora os dois tenham se mostrado positivos após uma reunião cara a cara em Washington no mês passado.
Trump tem repetidamente exigido mais cooperação da Colômbia na luta contra o tráfico de drogas e acusou Petro, sem provas, de ser um "líder das drogas ilegais".
Petro, por sua vez, alega que há um recorde de apreensões de drogas durante seu mandato e afirmou que ataques mortais a supostos barcos de drogas constituem crimes de guerra.
"Durante a ligação, os dois líderes discutiram questões de energia, hidrocarbonetos, segurança, plantações ilícitas, esforços de erradicação e a luta conjunta contra o tráfico de drogas. Eles também falaram sobre a reativação econômica ao longo da fronteira e outros assuntos de interesse bilateral", disse o comunicado.
"No decorrer da conversa, o presidente colombiano fez um convite ao seu homólogo norte-americano para visitar Cartagena, o que foi recebido calorosamente. O presidente Trump, por sua vez, reiterou que o presidente Petro será sempre bem-vindo nos Estados Unidos e pediu desculpas por qualquer inconveniente anterior relacionado a um convite para Miami", disse o comunicado.