PUBLICIDADE

Mundo

Reino Unido identificou russos suspeitos por ataque com agente nervoso aos Skripal, diz agência

19 jul 2018 - 13h49
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia do Reino Unido identificou vários russos que acredita estarem por trás do ataque com agente nervoso contra o ex-espião Sergei Skripal e sua filha, disse a agência de notícias britânica, Press Association, nesta quinta-feira, citando uma fonte a par da investigação.

Policiais fazem guarda do lado de fora da casa de Sergei Skripal em Salisbury, na Inglaterra19/07/2018 REUTERS/Hannah McKay
Policiais fazem guarda do lado de fora da casa de Sergei Skripal em Salisbury, na Inglaterra19/07/2018 REUTERS/Hannah McKay
Foto: Reuters

Um porta-voz da polícia não quis comentar a reportagem. O ministro da Segurança, Ben Wallace, a minimizou, dizendo que pertence à "pasta das especulações mal informadas e delirantes".

Skripal, ex-coronel do serviço de inteligência militar russo que delatou diversos agentes russos para o serviço internacional de espionagem britânico, o MI6, e sua filha Yulia, foram encontrados inconscientes em um banco público na cidade de Salisbury, na Inglaterra, no dia 4 de março.

O Reino Unido culpou a Rússia pelos envenenamentos e identificou o veneno como Novichok, um grupo mortífero de agentes nervosos desenvolvidos pelos militares soviéticos nos anos 1970 e 1980. A Rússia vem negando com insistência qualquer envolvimento no ataque.

Depois de analisar imagens de um circuito fechado de câmeras, a polícia crê que vários russos participaram do ataque aos Skripal, que passaram semanas hospitalizados e depois foram levados a um local secreto, segundo a reportagem da Press Association.

"Investigadores acreditam ter identificado os possíveis perpetradores do ataque com Novichok", disse a fonte não revelada e inteirada da investigação, de acordo com a agência de notícias.

"Eles (investigadores) estão certos de que eles (os suspeitos) são russos", disse a fonte, acrescentando que as imagens das câmeras foram comparadas com registros de pessoas que ingressaram no país.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade