Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Reino Unido, EUA, França e outros 11 países condenam ameaças da inteligência iraniana

31 jul 2025 - 15h16
Compartilhar
Exibir comentários

Reino Unido e 13 aliados, incluindo Estados Unidos e França, condenaram na quinta-feira o que chamaram de um aumento nos planos de assassinato, sequestro e assédio por parte dos serviços de inteligência iranianos visando indivíduos na Europa e na América do Norte.

"Estamos unidos em nossa oposição às tentativas dos serviços de inteligência iranianos de matar, sequestrar e assediar pessoas na Europa e na América do Norte, em clara violação de nossa soberania", disseram os países em uma declaração conjunta.

Os governos -- de Albânia, Áustria, Bélgica, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Espanha, Suécia, Reino Unido e EUA -- pediram às autoridades iranianas que interrompam imediatamente essas atividades ilegais.

Eles disseram que tais ações são cada vez mais realizadas em colaboração com redes criminosas internacionais.

A embaixada do Irã em Londres não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. No início de julho, ela rejeitou um relatório de parlamentares britânicos que dizia que Teerã representava uma ameaça significativa e abrangente ao Reino Unido como infundada, difamatória e perigosa.

Desde o início de 2022, o Reino Unido afirma ter interrompido mais de 20 planos ligados ao Irã para sequestrar ou matar pessoas no Reino Unido, incluindo cidadãos britânicos e outras pessoas que Teerã considera ameaças.

Em outubro, a Reuters informou que o Irã estava por trás de uma onda de tentativas de assassinatos e sequestros na Europa e nos EUA.

Em março, o governo britânico anunciou que exigiria que o Estado iraniano registrasse todas as atividades de influência política, citando o comportamento cada vez mais agressivo dos serviços de inteligência de Teerã.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade