PUBLICIDADE

Mundo

Reino Unido dá passo em direção a Brexit com nova legislação

13 jul 2017 - 09h06
(atualizado às 10h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Bandeiras da União Europeia e do Reino Unido REUTERS/Jon Nazca
Bandeiras da União Europeia e do Reino Unido REUTERS/Jon Nazca
Foto: Reuters

O Reino Unido publicou nesta quinta-feira um projeto de lei para cortar laços políticos, financeiros e legais com a União Europeia, em um importante passo em direção à separação com o bloco, o chamado Brexit.

A lei de revogação é central para o plano do governo de sair da UE em 2019, desvinculando o Reino Unido dos mais de 40 anos de legislação da União Europeia e revogando o tratado que o tornou um membro do bloco em 1972.

A passagem da lei pelo Parlamento pode decidir o futuro de May como primeira-ministra. A eleição que ela convocou para o mês passado custou a seu governo a maioria parlamentar absoluta e reabriu o debate sobre a natureza da saída do Reino Unido da União Europeia.

"É um dos textos de legislação mais significativos que já passou pelo Parlamento e é um importante marco no processo da nossa saída da União Europeia", disse o ministro britânico para o Brexit, David Davis, em comunicado.

O governo também deu corpo a sua posição de negociação com a UE, publicando três documentos que destacaram que o Reino Unido deixará a organização nuclear Euratom e a competência do Tribunal de Justiça da União Europeia.

Rebelião de qualquer um dos lados mudaria o rumo da legislação e testaria a habilidade de May de negociar um acordo ou de conseguir apoio de partidos de oposição. Se ela fracassar, sua posição pode se tornar instável rapidamente.

Veja também

Suspensão de visto para empreendedores nos Estados Unidos:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade