PUBLICIDADE

Mundo

Rei Charles III e a rainha Camilla são coroados em Londres

Pela primeira vez em sete décadas, um novo monarca britânico foi formalmente coroado em cerimônia marcada pela ausência de Harry

6 mai 2023 - 06h27
(atualizado às 13h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Charles III é oficialmente coroado rei do Reino Unido:

Em meio a uma luxuosa cerimônia, o rei Charles III e a rainha Camilla são coroados na Abadia de Westminster, em Londres, na manhã deste sábado, 6. "Deus salve o rei!", gritaram os presentes na catedral.  

Pela primeira vez em sete décadas, um novo monarca britânico foi formalmente coroado. Aos 74 anos, Charles assume o reinado em meio a uma série de polêmicas envolvendo a família real e a uma economia bastante pressionada pela inflação. A função foi comandada pela rainha Elizabeth, que morreu em 8 de setembro de 2022, por 70 anos. 

A cerimônia começou por volta das 6h30 (horário de Brasília), com uma procissão, mas o ápice foi às 8h00, quando o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, colocou a coroa de St. Edward na cabeça de Charles III.

O evento contou com a presença de diversas autoridades políticas, entre elas o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que foi acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva.

O rei Charles e a rainha Camilla da Grã-Bretanha, Annabel Elliot, irmã da rainha Camilla, e Fiona Mary Petty-Fitzmaurice, marquesa de Lansdowne, na varanda do Palácio de Buckingham após a cerimônia de coroação em Londres
O rei Charles e a rainha Camilla da Grã-Bretanha, Annabel Elliot, irmã da rainha Camilla, e Fiona Mary Petty-Fitzmaurice, marquesa de Lansdowne, na varanda do Palácio de Buckingham após a cerimônia de coroação em Londres
Foto: REUTERS/Hannah McKay

Após a cerimônia de coroação, o rei Charles III e a rainha Camilla deixaram a Abadia de Westminster em uma procissão acompanha por 4 mil soldados e 19 bandas militares até o Palácio de Buckingham.

Por volta das 10h, as forças armadas fizeram uma saudação real a Charles do jardim. Ás 10h30, o rei e a rainha apareceram na varanda do palácio com outros membros da família real para saudar o público que mesmo em abaixo de chuva lotavam o jardim real.

O momento contou com a presença príncipe William, sua mulher, Kate Middleton, princesa de Gales, e dos filhos George, Charlotte e Louis. O príncipe Harry não esteve presente.

Chuva e protestos

Mesmo sob chuva, milhares de britânicos e turistas foram para as ruas de Londres para acompanhar a cerimônia. Antes do início da cerimônia, Charles fez uma breve caminhada do lado de fora do Palácio de Buckingham para falar com os  simpatizantes que se aglomeravam no local. Por volta das 6h30 (horário de Brasília), o monarca deu início a procissão.

Vestidos com suas respectivas túnicas de estado, Charles e Camilla desfilam com a carruagem do Jubileu de Diamante, fabricada em 2012 para marcar os 60 anos de reinado de Elizabeth II, pelas ruas do centro de Londres até a Abadia de Westminster.

Rei Charles III e a rainha Camilla são carregados no Diamond Jubilee State Coach enquanto a procissão do rei passa pelo The Mall para a cerimônia de coroação em Londres
Rei Charles III e a rainha Camilla são carregados no Diamond Jubilee State Coach enquanto a procissão do rei passa pelo The Mall para a cerimônia de coroação em Londres
Foto: Reuters

O rei e a rainha foram escoltados pela Escolta do Soberano, composta por cerca de 160 soldados a cavalo. A Banda Montada de Cavalaria Doméstica liderava o cortejo militar. O hino nacional foi tocadodurante o percurso.

Muitos pontos da capital britânica foram enfeitados com homenagens, e fãs da família real chegaram até a passar a noite ao longo da rota da coroação na avenida The Mall, para acompanhar de perto o cortejo real.

Príncipe George carrega manto do avô Charles durante coroação:

Durante o dia, também, manifestantes anti-monarquia fizeram protestos contra o evento. Segundo a Reuters, a polícia prendeu manifestantes e o líder do grupo antimonarquia Republic horas antes da coroação do rei.

Policiais prendem manifestante anti-monarquia durante coroação de Charles III
Policiais prendem manifestante anti-monarquia durante coroação de Charles III
Foto: Yara Nardi

Alguns manifestantes seguraram cartazes dizendo "privatize-os" e "abolir a monarquia, não o direito de protestar" e "não é meu rei".

Outras placas apresentavam uma foto de Meghan, esposa do filho de Charles, o príncipe Harry, com as palavras "a princesa do povo" e "Deus Salve o Rei" com uma foto do falecido grande jogador de futebol Pelé.

Cerimônia na Abadia 

Charles e Camilla chegaram à catedral por volta das 06h50. Segundo na linha de sucessão do trono britânico, o príncipe George entrou na Abadia de Westminster segurando o manto do avô, o rei Charles III, ao lado de filhos de amigos do rei. Já Camilla entrou acompanhada dos netos. 

Primeiro na linha de sucessão, o príncipe William entrou na abadia logo após o pai acompanhado da princesa de Gales, Kate Middleton, e dos filhos Charlotte e Louis. 

Charles III é coroado rei do Reino Unido
Charles III é coroado rei do Reino Unido
Foto: Jonathan Brady / Reuters

Às 7h15, o rei Charles III fez o juramento na Abadia de Westminster, perante o arcebispo de Canterbury, no qual prometeu manter as leis e governar os povos do Reino Unido e da Irlanda do Norte e da Commonwealth, de acordo com a legislação britânica.

"Em Seu nome e seguindo Seu exemplo, eu venho não para ser servido, mas para servir", disse Charles, que prometeu promover "um ambiente no qual pessoas de todas as fés e crenças possam viver livremente".

Charles III e Camilla durante coroação na Abadia de Westminster
Charles III e Camilla durante coroação na Abadia de Westminster
Foto: WPA Pool / Pool / Getty Images

Ao final do juramento, Charles III recebeu as relíquias reais com objetos simbólicos e de valor inestimável, entre eles a Espada de Oferenda, ou Espada com Joias. Ela foi carregada e apresentada por uma mulher, a legisladora britânica Penny Mordaunt, pela primeira vez desde que foi usada pela primeira vez na coroação do rei George IV.

Também foram usados na investidura os Armills, também conhecidos como Braceletes da Sinceridade e Sabedoria, o icônico Orbe, o Cetro e a Vara. 

Harry tem participação discreta

Harry
Harry
Foto: Dylan Martinez / Reuters

O príncipe Harry chegou na Abadia de Westminster por volta das 6h45 para acompanhar a coroação do pai, o rei Charles III, na companhia das primas, as princesas Beatrice e Eugenie e seus respectivos maridos, e sem a mulher, Meghan Markle, que ficou nos Estados Unidos para o aniversário de Archie, filho mais velho do casal.

Após as polêmicas declarações em sua autobiografia 'O que sobra' e de uma série na Netflix, Harry foi rebaixado na cerimônia. Ele vai ficar longe do pai e também de William, já que o irmão foi o principal alvo das declarações do caçula de Charles.

Segurança

Segurança é reforçada em uma rua em frente ao Palácio de Buckingham, em Londres, na véspera da coroação do rei Carlos III
Segurança é reforçada em uma rua em frente ao Palácio de Buckingham, em Londres, na véspera da coroação do rei Carlos III
Foto: Reuters

A coroação de rei Charles III do Reino Unido terá uma das "mais importantes operações de segurança" que o Reino Unido já viu, segundo o governo britânico. As autoridades tentam tranquilizar a população após a detenção de um homem em frente ao Palácio de Buckingham na terça-feira 2.

Mais de 2.000 pessoas, incluindo chefes de Estado, reis e membros de várias monarquias, políticos e representantes da sociedade civil, participaram da cerimônia na Abadia de Westminster, no centro de Londres.

Apelidado de "operação orbe de ouro", o dispositivo para proteger a rota de entrada e saída da abadia inclui franco-atiradores nos telhados e agentes à paisana, detectores de metais, cães farejadores e uma zona de exclusão aérea sobre o centro da cidade.

A polícia também usa a tecnologia de reconhecimento facial nas ruas. "A lista de observação se concentrará naqueles cuja presença causaria preocupação, incluindo pessoas procuradas por crimes ou com um mandado de prisão pendente", disse a Scotland Yard em um comunicado. "Teremos a maior mobilização de oficiais em um único dia em décadas, com pouco mais de 11.500 agentes de serviço", disse o vice-comissário adjunto Ade Adelekan. (*Com informações do Estadão)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade