PUBLICIDADE

Mundo

Rainha mais longeva da Europa abdicará de trono após 52 anos de reinado

A rainha Margrethe II, da Dinamarca, abdicará em 14 de janeiro e será sucedida pelo filho mais velho, o príncipe Frederik

31 dez 2023 - 15h09
(atualizado às 17h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Rainha mais longeva da Europa, Margreth II abdicará de trono
Rainha mais longeva da Europa, Margreth II abdicará de trono
Foto: Sven Hoppe/dpa via Reuters Connect

A rainha Margrethe II, da Dinamarca, abdicará em 14 de janeiro, após 52 anos no trono, e será sucedida pelo filho mais velho, o príncipe Frederik, afirmou a monarca em seu anual discurso de Ano Novo neste domingo. 

A rainha de 83 anos, que assumiu o trono em 1972, é a monarca mais longeva da Europa após a morte da rainha Elizabeth II, do Reino Unido, em setembro de 2022. 

Em fevereiro, ela passou por uma operação bem sucedida nas costas. 

"A operação naturalmente levantou pensamentos sobre o futuro - se havia chegado a hora de deixar a responsabilidade para a próxima geração", disse ela em seu discurso. 

"Decidi que agora é a hora certa. Em 14 de janeiro de 2024 - 52 anos após suceder meu amado pai -- renunciarei como rainha da Dinamarca", disse. 

"Deixo o trono para meu filho, o príncipe Frederik", disse.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade