PUBLICIDADE

Mundo

Rainha consorte: qual é o significado do título de Camilla?

Entenda o que é o título que a esposa do Rei Charles III ganhou após a morte da rainha Elizabeth II, e saiba quais são suas atribuições

3 mai 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Camilla, ex-duquesa da Cornualha, passou a ser rainha consorte de Charles III
Camilla, ex-duquesa da Cornualha, passou a ser rainha consorte de Charles III
Foto: Getty Images

Com a morte da rainha Elizabeth II em 8 de setembro de 2022, Charles ascendeu automaticamente ao trono, tornando-se rei do Reino Unido. A sua esposa Camilla, ex-duquesa da Cornualha, passou a ser rainha consorte.

Na cerimônia de coroação do rei Charles III, que será realizada no dia 6 de maio, na Abadia de Westminster, em Londres, ela também será coroada. Mas qual é o significado do título de Camilla

Na monarquia britânica, o título de rainha é concedido apenas para as governantes que já nasceram na Família Real e faziam parte da linha sucessória. Assim, rainha consorte é o nome dado à esposa do rei, alguém que tem o mesmo status, mas não possui os mesmos poderes políticos que o soberano.

A consorte, por exemplo, não realiza audiências oficiais, tampouco ocupa cargos formais no governo. O seu papel é mais simbólico e busca fornecer companheirismo e apoio moral e prático ao monarca.

A última rainha consorte do Reino Unido foi Elizabeth Angela Marguerite Bowes-Lyon, esposa de George VI, e mãe de Elizabeth II. Ela ficou conhecida como rainha-mãe depois que o marido morreu e sua filha ascendeu ao trono.

Existe rei consorte?

A resposa mais curta é "não". Os títulos de rei e rainha são concedidos apenas aos governantes nascidos na Família Real e que integravam a linha de sucessão ao trono. Assim, quando a mulher é a soberana,  o marido é chamado de príncipe consorte.

Isso ocorreu com o príncipe Phillip, marido da rainha Elizabeth II. Nascido como príncipe Phillip da Grécia e Dinamarca, ele adotou o sobrenome da família, Mountbatten, quando se naturalizou britânico e renunciou a seus títulos reais para se casar com a então princesa Elizabeth II. Phillip passou a ser connhecido como príncipe consorte assim que a esposa ascendeu ao trono, em 1952, com a morte de George VI.

Além de Phillip, existiram outros príncipes consortes, como Guilherme III, marido e co-soberano de Maria II; príncipe George da Dinamarca, marido da rainha Anne (ele não recebeu um título); e o príncipe Albert, que se tornou príncipe consorte da rainha Vitória em 1857.

Camilla e o legado da princesa Diana 

O rei Charles III e a esposa, a rainha consorte Camilla
O rei Charles III e a esposa, a rainha consorte Camilla
Foto: Getty Images

Dúvidas sobre qual seria o título de Camilla quando Charles se tornasse rei circulavam há anos. O casal foi hostilizado pelo público e imprensa depois que Lady Di confirmou que eles tiveram um caso enquanto Charles ainda era casado com ela. A traição, somada à admiração do público pela princesa Diana, que morreu de forma trágica em 1997, fez com que Camilla não assumisse o título de princesa de Gales, usado por Diana, mas sim o posto de duquesa da Cornualha.

Muitos consideravam que a esposa de Charles deveria receber o título de princesa consorte quando ele se tornasse rei, como uma forma de respeitar e preservar a história de Diana. As dúvidas sobre o título de Camilla foram aniquiladas pela própria rainha Elizabeth II. Às vésperas do 70º aniversário de seu reinado, em 2022, ela anunciou que era seu "desejo mais sincero" que, quando chegasse a hora, Camilla fosse conhecida como rainha consorte.

"Estamos profundamente conscientes da honra representada pelo desejo de minha mãe", disse Charles, em resposta à declaração da rainha. "Como procuramos juntos servir e apoiar Sua Majestade e as pessoas de nossas comunidades, minha querida esposa tem sido meu apoio constante o tempo todo", disse Charles. 

O pedido foi atendido. Assim que Charles III se tornou rei, Camilla passou a ser a sua rainha consorte. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade