Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem é quem em foto histórica no encontro de Trump com Zelensky

Presidente ucraniano se reuniu com presidente norte-americano na segunda-feira, 18, ao lado de outros líderes mundiais

19 ago 2025 - 12h32
(atualizado às 14h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O encontro entre Zelensky, Trump e líderes mundiais em Washington discutiu o conflito Ucrânia-Rússia, com destaque para alternativas de paz, segurança e um possível diálogo trilateral envolvendo Putin.
Encontro de líderes mundiais na Casa Branca, em Washington D.C., no dia 18 de agosto
Encontro de líderes mundiais na Casa Branca, em Washington D.C., no dia 18 de agosto
Foto: Reprodução/ZelenskyyUa/X

O encontro entre o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rendeu um registro histórico na segunda-feira, 18, ao lado de outros líderes mundiais. 

Em prol da discussão do acordo de paz entre Ucrânia e Rússia, também estavam presentes na reunião Emmanuel Macron (França), Keir Starmer (Reino Unido), Friedrich Merz (Alemanha), Ursula von der Leyen (Comissão Europeia), Mark Rutte (secretário-geral da Otan), Giorgia Meloni (Itália) e Alexander Stubb (Finlândia). Veja na foto acima. 

Em publicação no X (antigo Twitter) nesta terça-feira, 19, Zelensky considerou a reunião em Washington D.C. como um "passo significativo para pôr fim à guerra e garantir a segurança da Ucrânia". 

"Agradeço a todos os nossos parceiros pela sua determinação e apoio. A Ucrânia sente esta força. E faremos tudo para tornar o caminho para a paz uma realidade – através da parceria, das garantias de segurança e da coragem do povo ucraniano", escreveu.

Ao lado de Zelensky, Trump diz que ‘cessar-fogo’ não é necessário em guerra na Ucrânia:

Em rápida coletiva de imprensa na segunda-feira, Trump demonstrou confiança em uma possível reunião trilateral com o presidente ucraniano e o russo Vladimir Putin, afirmando estar preparado para mediar o fim do conflito entre os dois países. "Eu não tenho dúvidas de que chegaremos a um acordo de paz. Temos sete líderes de grandes países e falaremos sobre isso", disse.

O presidente ucraniano declarou-se disposto a "encerrar a guerra" e participar de "diálogos trilaterais". Ele tem insistido repetidamente em mecanismos que impeçam a Rússia de assinar um acordo apenas para invadir novamente após se reorganizar. Quando questionado sobre o tipo de garantias de segurança que desejava, Zelensky foi categórico: "Tudo."

Trump informou que os EUA participarão na assistência de segurança à Ucrânia como parte de um acordo para encerrar a guerra, mas evitou detalhar como seria essa ajuda. "Daremos a eles proteção e segurança muito boas", disse, quando questionado sobre garantias de segurança.

Zelensky e Trump debatem cessar-fogo em reunião na Casa Branca nesta segunda:

Após o encontro de Zelensky, Trump e outros líderes no Salão Oval da Casa Branca, Putin telefonou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo informou o Palácio do Planalto. Eles conversaram por cerca de 30 minutos na segunda-feira, quando o presidente russo compartilhou detalhes de sua reunião com o presidente norte-americano. 

A reunião entre Zelensky e Trump ocorreu três dias após o presidente dos Estados Unidos ter se reunido com Putin para discutir um possível cessar-fogo. No entanto, os dois líderes deixaram o encontro na última sexta-feira, 15, sem chegar a um consenso. 

"Tivemos uma reunião muito produtiva. Temos muitos pontos nos quais concordamos. Alguns grandes ainda não chegaram lá, mas tivemos avanço. Então, não há acordo até que haja um acordo. Eu vou ligar para a OTAN em breve e vou ligar para as pessoas que considero apropriadas. Eu vou ligar para o presidente Zelensky e falar sobre a reunião de hoje", afirmou o republicano.

Putin ligou para Lula para contar como foi reunião com Trump, diz Planalto:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade