PUBLICIDADE

Mundo

'Putin será convidado para cúpula do G20 no Brasil', diz Lula

O Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão em março contra Putin acusando-o de ser responsável por crime de guerra

4 dez 2023 - 13h14
(atualizado às 14h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Lula fez a afirmação durante uma coletiva de imprensa na chancelaria federal alemã
Lula fez a afirmação durante uma coletiva de imprensa na chancelaria federal alemã
Foto: DW / Deutsche Welle

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, será convidado para a cúpula do G20 que acontecerá no ano que vem no Rio de Janeiro, mas terá que "aferir as consequências" de vir ao país, uma vez que o Brasil é signatário do Tribunal Penal Internacional e tem responsabilidades.

"Se Putin vier à reunião do G20 no Brasil, ele sabe o que pode acontecer", disse Lula em entrevista coletiva em Berlim ao lado do chanceler da Alemanha, Olaf Scholz.

O Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de prisão em março contra Putin acusando-o de ser responsável por crime de guerra pela deportação ilegal de pelo menos 100 crianças da Ucrânia, depois que a Rússia invadiu o país vizinho.

A medida obriga os 123 Estados-membros do tribunal a prender Putin e transferí-lo para Haia para julgamento se ele pisar em seus territórios.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade