PUBLICIDADE

Mundo

Presos vencem ação para observar eclipse solar total em penitenciária dos EUA

Detentos argumentaram que bloqueio durante o fenômeno violaria o direito de 'praticarem suas religiões'

6 abr 2024 - 16h23
Compartilhar
Exibir comentários
Eclipse total ocorre na próxima segunda, 8, e será restrito à América do Norte
Eclipse total ocorre na próxima segunda, 8, e será restrito à América do Norte
Foto: Justin Dickey/Unsplash

Seis detentos do sistema penitenciário dos Estados Unidos conquistaram, na Justiça, o direito de observar o eclipse solar total previsto para o dia 8 de abril, na próxima segunda-feira. Na ação federal movida pelos presos do Centro Correcional de Woodbourne, no condado de Sullivan, em Nova Iorque, a defesa argumentou que o bloqueio durante o eclipse violaria o direito de 'praticarem suas religiões'. 

O fenômeno será restrito aos países da América do Norte, em Estados do México, Canadá e Estados Unidos e o único, do século XXI, em que a totalidade será visível nos três países ao mesmo tempo. 

De acordo com os autos do processo, os presos, de diferentes crenças, acreditam que o eclipse “é um evento religioso que devem testemunhar e refletir para observar a sua fé”. O processo, segundo o Departamento de Correções e Supervisão Comunitária dos EUA, chegou a uma 'resolução apropriada'. 

Um dos vencedores na ação, o preso Jeremy Zielinski pediu, em janeiro, a autorização para testemunhar o fenômeno natural. Ateu, o detento considera a oportunidade uma chance para “celebrar a ciência, a razão e todas as coisas do ateísmo”. 

Após ter seu pedido aceito em março passado, o reeducando explica que foi procurado por outros presos que também desejavam ver o fenômeno. Zielinski, então, questionou a administração penitenciária sobre o pleito dos colegas. "Seria extremamente triste ser a única pessoa capaz de ver este evento”, escreveu. 

Dias depois, o departamento penitenciário estadual divulgou que todas as prisões de Nova Iorque seriam fechadas durante o eclipse solar, o que corresponde a 29 condados no norte e oeste da capital.

Do eclipse a meteoros: relembre pontos altos da astronomia em 2023 Do eclipse a meteoros: relembre pontos altos da astronomia em 2023

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade