PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Presidente do Iêmen demite premiê por crise econômica

15 out 2018 - 18h36
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Iêmen, apoiado pelo Ocidente e por países do Golfo, demitiu seu primeiro-ministro nesta segunda-feira, culpando-o pela crise econômica em um país devastado pela guerra, de acordo com um comunicado emitido pela agência estatal SABA, leal ao governo do país. 

Presidente do Iêmen, Abd-Rabbu Mansour Hadi, participa de reunião no norte do país
10/07/2016 REUTERS/ Ali Owidha
Presidente do Iêmen, Abd-Rabbu Mansour Hadi, participa de reunião no norte do país 10/07/2016 REUTERS/ Ali Owidha
Foto: Reuters

O presidente Abd-Rabbu Mansour Hadi indicou Maeen Abdulmalik Saeed para substituir Ahmed bin Dagher, que seria investigado pela "negligência de seu governo", segundo a nota. 

O Iêmen é um dos países árabes mais pobres como resultado da guerra. Três quartos de sua população, ou 22 milhões de pessoas, requerem assistência humanitária 8,4 milhões estão à beira da fome. 

A região norte do país, que inclui a capital Sanaa, é controlada pelo movimento rebelde xiita Houthi, enquanto Hadi, que é apoiado por uma coalizão militar liderada pela Arábia Saudita que tenta restaurar seu poder, também é contestado no sul por grupos separatistas. 

"Isso (a demissão) é o resultado de uma negligência do governo em um período recente em relação à economia e aos serviços administrativos", dizia a nota. 

Saeed foi o ministro de Serviços Públicos no gabinete, que opera a partir da Arábia Saudita desde o ano passado. 

Bin Dagher está em conflito com os separatistas do sul e seus principais apoiadores, os Emirados Árabes Unidos, que integram a coalizão liderada pelos Emirados Árabes Unidos, que luta contra os Houthis desde 2015. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade