Script = https://s1.trrsf.com/update-1742411713/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Presidente de Portugal dissolve Parlamento e convoca novas eleições

A equipe de Marcelo Rebelo de Sousa assume interinamente as funções do primeiro-ministro até as novas eleições em maio.

13 mar 2025 - 18h12
(atualizado às 19h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa em Lisboa
Presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa em Lisboa
Foto: REUTERS/Pedro Nunes

O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, dissolveu o Parlamento do país nesta quinta-feira, 13, após um escândalo de confiança diante do atual premiê Luís Montenegro.

A nova eleição — a terceira em menos de três anos — acontecerá em 18 de maio. Até lá, a equipe de Rebelo assume interinamente as funções do Parlamento.

A decisão era esperada devido aos indícios de que Montenegro supostamente teria fechado contratos com empresas privadas a seu benefício como primeiro-ministro.

Montenegro negou qualquer conflito de interesses ou falhas éticas. Os promotores estão estudando algumas alegações, mas não há nenhuma investigação ativa em andamento.

Primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro
Primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro
Foto: Pedro Nunes / Reuters

As pesquisas realizadas na última semana mostram que os socialistas, principal partido de oposição, têm uma ligeira vantagem sobre a aliança liderada por Montenegro, mas a maioria os mostra empatados em torno de 30%, o que significaria pouca mudança em relação à eleição do ano passado.

Em terceiro lugar está o partido de extrema-direita Chega! que pode aumentar o número de representantes no Parlamento.

Apesar da turbulência política dos últimos quatro anos, Portugal apresentou um crescimento econômico mais forte do que a maioria dos países da UE, registrando superávits orçamentários e reduzindo sua dívida sob os governos de centro-direita e centro-esquerda, e economistas veem poucos riscos imediatos para o seu desempenho com uma nova eleição.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade