PUBLICIDADE

Mundo

Presidente da Ucrânia pede que Suíça aja contra oligarcas russos

Em protesto neste sábado, 19, Zelenskiy agradeceu à Suíça por seu apoio mas também deu um recado claro ao setor financeiro suíço

19 mar 2022 - 15h10
(atualizado às 15h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Zelenskiy, presidente da Ucrânia
Zelenskiy, presidente da Ucrânia
Foto: REUTERS/Umit Bektas

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, instou a Suíça a tomar medidas contra os oligarcas russos que, segundo ele, estão ajudando a travar uma guerra contra seu país a partir da segurança de "belas cidades suíças". Em um discurso de áudio para milhares de pessoas que participaram de um protesto anti-guerra em Berna, Zelenskiy agradeceu à Suíça por seu apoio desde que a Rússia lançou sua invasão da Ucrânia, mas também deu um recado claro ao setor financeiro suíço.

"Seus bancos estão onde está o dinheiro das pessoas que desencadearam esta guerra. Isso é doloroso. Isso também é uma luta contra o mal, que suas contas sejam congeladas. Isso também seria uma luta, e vocês podem fazer isso", disse ele, por meio de um tradutor, neste sábado, 19.

"Os ucranianos sentem quando as cidades são destruídas. Elas estão sendo destruídas por ordem de pessoas que vivem na Europa, em belas cidades suíças, que desfrutam de propriedades em suas cidades. Seria realmente bom tirar-lhes esse privilégio."

Zelenskiy também criticou as empresas sediadas na Suíça que continuam operando na Rússia, destacando o grupo de alimentos Nestlé e acusando-o de não cumprir seu slogan "Boa comida, boa vida".

Solicitado a comentar as observações de Zelenskiy, um porta-voz da Nestlé disse que a empresa cumpre integralmente todas as sanções e reduziu suas operações na Rússia, incluindo a interrupção de todas as importações e exportações de alimentos não essenciais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade