PUBLICIDADE

Mundo

Polícia da Itália acha míssil em operação contra neonazistas

15 jul 2019 - 14h50
(atualizado às 15h59)
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia italiana apreendeu uma grande quantidade de armas, incluindo um míssil, em uma operação contra simpatizantes do neonazismo, disseram autoridades nesta segunda-feira.

Forças policiais de elite revistaram propriedades no norte da Itália após uma investigação sobre italianos que haviam lutado ao lado de forças separatistas apoiadas pela Rússia no leste da Ucrânia, disse a polícia em comunicado.

Armas apreendidas em operação da polícia italiana contra simpatizantes do neonazismo
15/07/2019
Polícia/Divulgação via REUTERS
Armas apreendidas em operação da polícia italiana contra simpatizantes do neonazismo 15/07/2019 Polícia/Divulgação via REUTERS
Foto: Reuters

Três homens foram presos, incluindo um funcionário da alfândega que já concorreu ao Parlamento por um partido de extrema-direita.

Durante a operação, a polícia encontrou um míssil ar-ar Matra, de fabricação francesa, que aparentemente pertenceu às Forças Armadas do Catar. Verificações subsequentes mostraram que a arma estava em condições de funcionamento, mas não possuía carga explosiva.

A polícia disse que os suspeitos tentaram vender o míssil em conversas com contatos no aplicativo de mensagens WhatsApp.

Entre outras armas encontradas estavam 26 pistolas, 20 baionetas, 306 peças de armas, incluindo silenciadores e miras de fuzil, e mais de 800 balas de vários calibres. As armas eram principalmente da Áustria, Alemanha e Estados Unidos.

A polícia também apreendeu memorabília nazista das propriedades que foram alvos da operação.

"A investigação policial ... surgiu por causa das atividades de alguns combatentes italianos de origem extremista que participaram do conflito armado na região ucraniana de Donbass", disse a polícia.

Mais de 10.000 pessoas foram mortas desde 2014 na luta entre separatistas pró-russos e forças ucranianas no leste da Ucrânia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade