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Parlamentares da UE apoiam corte de 40% em emissão de CO2 de carros e vans até 2030

3 out 2018 - 10h54
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Parlamentares da União Europeia apoiaram nesta quarta-feira a meta ambiciosa de cortar 40 por cento das emissões de dióxido de carbono de carros e vans até 2030, desafiando o lobby da indústria automotiva e preparando o terreno para uma batalha com governos nacionais.

Carros em ruas de Bruxelas 07/02/2007 REUTERS/Yves Herman
Carros em ruas de Bruxelas 07/02/2007 REUTERS/Yves Herman
Foto: Reuters

Membros do Parlamento Europeu discutiram até as últimas horas antes de uma votação para decidir a intensidade das restrições a uma das indústrias mais importantes da Europa, como parte dos esforços para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa.

Os parlamentares do bloco endossaram a meta, que é mais rígida do que aquela proposta pela Comissão Europeia, por 389 votos a 239. Eles também estabeleceram um alvo de 20 por cento para 2025 com base nos números previstos para 2021.

No que se tornou um confronto entre preocupações com a competitividade da indústria e o combate à mudança climática, o lobby das montadoras europeias alertou que a meta apoiada pelo Parlamento Europeu pode reduzir empregos.

As novas regras da UE para o setor de transportes --o único no qual as emissões continuam crescendo-- visam ajudar a cumprir o objetivo de reduzir as emissões de gases do efeito estufa em ao menos 40 por cento, com base nos níveis de 1990, até 2030.

"Se não garantirmos que a Europa seja capaz de produzir carros limpos dentro de um cronograma razoável, não só descumpriremos as metas do Acordo de Paris contra a Mudança Climática, mas a indústria automotiva europeia ficará para trás", disse Miriam Dalli, de Malta, que liderou a votação.

O esboço da própria Comissão Europeia, o executivo do bloco, propôs metas menos severas de 15 por cento de redução de CO2 até 2025 e de 30 por cento até 2030 em relação aos níveis de 2021.

A votação desta quarta-feira determinou a posição dos parlamentares para as negociações das metas definitivas com os 28 países-membros da UE, que ainda estão debatendo suas posições.

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