PUBLICIDADE

Mundo

Papa troca comando de Dicastério do Desenvolvimento Humano

Turkson cumpriu mandato de 5 anos em pasta criada por Francisco

23 dez 2021 - 09h51
(atualizado às 09h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco promoveu nesta quinta-feira (23) mudanças no comando do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (DSSUI), um órgão criado pelo próprio Pontífice em 2016.

Cardeal Turkson ficou à frente da pasta desde 2017
Cardeal Turkson ficou à frente da pasta desde 2017
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Enquanto agradece profundamente o cardeal Peter K. Turkson e seus colaboradores pelo serviço desenvolvido, e no aguardo da nomeação da nova diretoria, o Santo Padre confiou interinamente a gestão ordinária do DSSUI, a partir de 1º de janeiro de 2022, ao cardeal Michael Czerny como prefeito e a freira Alessandra Smerilli como secretária", diz uma nota divulgada pela Santa Sé.

Apesar de ser criado em agosto de 2016, o Dicastério entrou em funcionamento, de fato, em janeiro de 2017. O estatuto já previa que os diretores tinham mandatos de cinco anos e, na última semana, Turkson anunciou que ele e sua equipe colocaram seus cargos à disposição do líder católico.

Entre os principais trabalhos do DSSUI está o cuidado com um dos temas mais caros a Francisco, o acolhimento e a integração dos refugiados e dos migrantes em todo o mundo. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade