Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa rompe tradição de Francisco em celebração de missa de Lava-pés

Leão XIV voltará a presidir cerimônia da Quinta-Feira Santa em basílica em Roma

15 jan 2026 - 08h00
(atualizado às 10h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Leão XIV voltará a presidir a Missa da Coena Domini, tradicional cerimônia do Lava-pés, na Basílica de São João de Latrão, em Roma, em uma medida que se distancia das celebrações lideradas pelo falecido Francisco.

A decisão representa um retorno à prática adotada antes do pontificado do argentino, que costumava realizar a celebração do Lava-Pés em locais simbólicos de sofrimento e exclusão, como prisões e centros de acolhimento de migrantes.

A missa deste ano acontecerá em 2 de abril, às 17h30 (horário local), segundo o cronograma divulgado pela Prefeitura da Casa Pontifícia.

Na manhã do mesmo dia, o Pontífice celebrará a Missa Crismal na Basílica de São Pedro, mantendo a programação litúrgica tradicional da Semana Santa.

Jorge Bergoglio revolucionou a cerimônia do Lava-Pés, convidando mulheres e não católicos para o ritual, cuja tradição previa a participação apenas de homens, em referência aos 12 apóstolos que tiveram os pés lavados por Jesus na quinta-feira que antecede a Páscoa.

A última Quinta-Feira Santa de Francisco ocorreu em 17 de abril de 2025, quando ele celebrou a Missa da Coena Domini na prisão romana de Regina Coeli, poucos dias antes de sua morte.   

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade