PUBLICIDADE

Mundo

Papa faz apelo por 49 migrantes bloqueados no mar

Francisco pediu que a UE acolha pessoas resgatadas por ONGs

6 jan 2019 - 10h05
(atualizado às 10h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco fez neste domingo (6) um apelo para a União Europeia acolher os 49 migrantes a bordo dos navios das ONGs Sea Watch e Sea Eye, que estão há vários dias bloqueados no Mar Mediterrâneo.

Papa Francisco durante celebração do Angelus, no Vaticano
Papa Francisco durante celebração do Angelus, no Vaticano
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

As duas embarcações receberam autorização para entrar em águas territoriais de Malta, com objetivo de se proteger de condições meteorológicas difíceis e obter assistência médica e alimentar, mas nenhum país da UE permitiu o desembarque até o momento.

"Há vários dias, 49 pessoas resgatadas no Mar Mediterrâneo estão a bordo de dois navios de ONGs em busca de um porto seguro onde desembarcar. Dirijo um sincero apelo aos líderes europeus, para que demonstrem concreta solidariedade a essas pessoas", disse o Papa no Angelus.

Nos últimos meses, a Igreja Católica já acolheu dezenas de deslocados internacionais que chegaram à Itália em meio à deriva antimigrantes promovida pelo ministro do Interior e vice-premier Matteo Salvini. O destino das pessoas a bordo dos dois navios é tema de discussão na UE, mas ainda não há acordo para acolhê-las.

Na última sexta-feira (4), o ministro do Trabalho e também vice-premier Luigi Di Maio disse que a Itália acolheria as mulheres e crianças das duas embarcações - cerca de 10 pessoas no total -, mas foi logo desautorizado por Salvini, o responsável pelas políticas migratórias do país.

Pelas normas internacionais, pessoas resgatadas no mar devem ser levadas para o porto seguro mais próximo, tarefa que recairia sobre Itália ou Malta, já que as ONGs julgam que a Líbia, onde foram feitas as operações de socorro, não oferece condições mínimas de segurança.

O navio da Sea Watch carrega 32 migrantes salvos no último dia 22 de dezembro, enquanto a embarcação da Sea Eye resgatou 17 pessoas em 29 do mesmo mês. As duas ONGs são registradas na Alemanha.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade