PUBLICIDADE

Mundo

Papa fala palavrão em benção e vai parar no Youtube

O pontífice usou a palavra "cazzo" enquanto falava sobre a crise na Ucrânia e fazia um apelo para que a situação seja resolvida pacificamente

3 mar 2014 - 11h55
(atualizado às 13h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Papa Francisco conduz sua benção dominical na Praça São Pedro, no Vaticano, em 2 de março
Papa Francisco conduz sua benção dominical na Praça São Pedro, no Vaticano, em 2 de março
Foto: Reuters

O Papa Francisco cometeu um deslize durante sua benção semanal no Vaticano, em Roma. O pontífice pronunciou um palavrão, com milhões de pessoas atentas às suas palavras e, logo em seguida, se corrigiu, segundo informações do jornal Daily Mail.

Mas, instantes depois, a gafe foi parar em dezenas de sites italianos e o vídeo foi postado no Youtube, ganhando milhões de acessos em todo o mundo.

A palavra dita pelo Papa, em italiano, foi “cazzo” - gíria popular para o órgão sexual masculino, muito usada na Itália.

Em seu sermão, o Papa, de 77 anos, estava pedindo uma solução pacífica para a crise na Ucrânia. Falando a partir da janela de seu apartamento no Palácio Apostólico do Vaticano, ele disse: "É meu desejo que todos os cidadãos do país se esforcem para superar mal-entendidos e construir juntos o futuro da nação”.

"Eu faço um apelo urgente à comunidade internacional para apoiar todas as iniciativas em nome do diálogo e da harmonia”, acrescentou o pontífice.

Papa se atrapalha e solta palavrão em bênção no Vaticano:

"Um coração cheio de vontade de posse é um coração vazio de Deus. Para isso, Jesus muitas vezes castigou os ricos porque o risco para eles procurarem segurança na riqueza deste mundo é alto. Neste ‘cazzo’, neste caso, a providência de Deus torna-se visível como gesto de solidariedade", completou o Papa.

Apesar do deslize, o Papa se corrigiu rapidamente, enquanto a multidão que o acompanhava na Praça de São Pedro e os demais que observam seus sermões ao redor do mundo ficaram surpresos.

Na internet, o palavrão falado pelo Papa gerou centenas de comentários com muitas pessoas explicando que era um erro comum cometido por pessoas que falam italiano e espanhol e outros disseram que o acontecimento ressaltava o fato de o Papa ser um "homem do povo".

Desde que assumiu o papado no ano passado, o papa Francisco mostrou ter um “toque popular”, abdicando de luxos normais de pontífices e preferindo viver no modesto albergue para os sacerdotes do Vaticano. Seu estilo acessível o levou a ser nomeado pela revista Time como ‘Pessoa do ano’ no final de fevereiro.

Um porta-voz do Vaticano não quis comentar o deslize.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade