PUBLICIDADE

Mundo

Países do G20 serão mais poderosos que G7, diz Itália

Ministro Giancarlo Giorgetti está em São Paulo para reunião

28 fev 2024 - 09h06
(atualizado às 09h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Economia da Itália, Giancarlo Giorgetti, disse nesta quarta-feira (28) que os países do G20 podem se tornar mais "poderosos" que os do G7 e indicou o surgimento de uma nova ordem mundial.

Giorgetti participou de uma recepção para a comunidade italiana em São Paulo, que recebe até amanhã (29) a cúpula de ministros das Finanças e presidentes dos bancos centrais do G20.

"Os países do G7 são fortes e querem continuar sendo. No G20, há países que estão se tornando poderosos e que, pouco a pouco, serão seguramente mais poderosos que os do G7, reivindicando seu espaço, seu papel econômico e político", declarou o ministro.

"Nesta tensão entre quem é rico e gostaria de continuar sendo sem ceder riqueza e quem não tem essa riqueza, é possível sentir que cedo ou tarde vai se criar outra ordem no mundo, mas não se sabe qual", acrescentou Giorgetti.

O ministro ainda ressaltou a habilidade "de diálogo" da Itália, que pode ter um papel de destaque se "readquirir" essa capacidade diplomática.

"Esse G7/G20 acontece em um ano de preocupação, mas também de esperança. Está acontecendo tanta coisa em nível político e econômico. Discutiremos as preocupações sobre os mercados financeiros, o fato de que o mundo está se fragmentando e cada um vai por conta própria", disse.

Enquanto o G7 é presidido pela Itália em 2024, o G20 é liderado pelo Brasil.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade