PUBLICIDADE

Oriente Médio

vc repórter: hotel de luxo em Dubai exibe símbolo do câncer de mama

8 out 2012 - 17h24
Compartilhar

O hotel Burj Al Arab, localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, já é notório por ser considerado o mais luxuoso do mundo, mas desde a última quinta-feira, 4, tem chamado a atenção devido à iluminação que traz o símbolo de prevenção do câncer de mama estampado em sua fachada. A ação faz parte do Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização contra a doença.

Construído sobre sua própria ilha artificial, o imponente hotel tem jacuzzis em todas as suítes e disponibiliza aos hóspedes o serviço de motorista e uma frota de Rolls Royce. Por isso, os frequentadores estão acostumados a pagar diárias que custam a partir de R$ 3.000. É pensando no poder aquisitivo deste público que o hotel está promovendo outra ação para marcar o outubro rosa: o leilão de um iPad de ouro rosa de 24 quilates.

De acordo com o hotel, quem arrematar a peça estará não só adquirindo um produto exclusivo como também contribuindo com uma importante causa. Os lances devem ser feitos pela página oficial do Burj Al Arab no Facebook.

Outubro Rosa

O outubro rosa teve início nos Estados Unidos na década de 1990 e foi criado como forma de orientar as mulheres sobre o câncer de mama e conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce da doença para redução da mortalidade. No Brasil, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) trouxe o símbolo da luta contra a patologia em 2008.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e, em 2012, cerca de 50 mil novos casos devem ser registrados no País.

Câncer de mama

Na maioria dos casos de câncer de mama, não há uma causa específica. Há alguns fatores que estão associados ao aumento do risco de desenvolver a doença. A própria idade é um deles, pois a chance aumenta na medida em que se envelhece. Menarca precoce, menopausa tardia, nuliparidade (não ter filhos), primeiro filho em idade avançada, não amamentação e uso de terapia de reposição hormonal são fatores associados ao risco. Consumo excessivo de álcool, obesidade na pós-menopausa e sedentarismo também. Os fatores hereditários são responsáveis por menos de 10% dos cânceres de mama. O risco é maior quando os parentes acometidos são de primeiro grau (pai, mãe, irmãos, filhos).

O sintoma mais habitual é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor. Outros sinais e sintomas menos frequentes são edemas semelhantes à casca de laranja, irritação ou irregularidades na pele, dor, inversão ou descamação no mamilo e descarga papilar (saída de secreção pelo mamilo). Podem também surgir nódulos palpáveis na axila. A recomendação é que, diante da observação de qualquer alteração ou mudança nas mamas, buscar imediatamente a avaliação de um médico.

O tratamento é multidisciplinar, ou seja, deve incluir a opinião de vários especialistas médicos, como o mastologista, o radiologista, o oncologista clínico, o radioterapeuta, assim como enfermeira especializada, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social. Habitualmente, o tratamento pede cirurgia e é complementado pela radioterapia e quimioterapia/hormonioterapia.

A internauta Farmilda Lima, de Dubai (Emirados Árabes Unidos), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fachada do hotel Burj Al Arab exibe o símbolo da luta contra o câncer de mama, em Dubai
Fachada do hotel Burj Al Arab exibe o símbolo da luta contra o câncer de mama, em Dubai
Foto: Farmilda Lima / vc repórter
vc repórter
Compartilhar
Publicidade