PUBLICIDADE

Oriente Médio

"Trégua duradoura leva ao fim do bloqueio a Gaza", diz Hamas

Em entrevista exclusiva à AFP, líder do Hamas disse acreditar que trégua pode significar sucesso em negociações

10 ago 2014 - 15h39
(atualizado às 15h54)
Compartilhar
Exibir comentários
Líder do Hamas pretende conseguir o fim do bloqueio a Gaza e ajuda humanitária
Líder do Hamas pretende conseguir o fim do bloqueio a Gaza e ajuda humanitária
Foto: Suhaib Salem - Pool / Getty Images

Qualquer trégua duradoura deve resultar na suspensão do bloqueio a Gaza, declarou à AFP o chefe do Hamas, Khaled Mechaal, em uma entrevista exclusiva com a AFP neste domingo, em Doha.

"A trégua é um dos meios ou das táticas destinadas a fazer com que as negociações deem resultado, ou enviar ajuda humanitária", afirmou Mechaal, acrescentando que "o objetivo atual, indispensável para nós, é que os pedidos palestinos sejam satisfeitos e que a Faixa de Gaza viva sem o bloqueio", acrescentou.

"Insistimos neste objetivo e, em caso de dúvida e da continuação da agressão, o Hamas e outras facções palestinas estão dispostos a resistir no terreno e no plano político (...) e a enfrentar todas as eventualidades", acrescentou.

Mechaal, dirigente do Hamas no exílio em Catar, fez estas declarações quando os palestinos acabavam de anunciar o acordo para uma trégua de 72 horas na Faixa de Gaza.

Neste domingo, Israel aceitou uma proposta do Egito neste domingo para um novo cessar-fogo de 72 horas com as forças palestinas na Faixa de Gaza, de acordo com informações da agência de notícias AP.

O Egito tinha mediado uma trégua semelhante na semana passada. Mas após o término dos três dias de cessar-fogo, os conflitos entre o Exército israelense e soldados palestinos recomeçaram.

Falando sob a condição de anonimato, as autoridades israelenses disseram à AP ter aceitado a proposta da Egito, mas que ficarão atentos para possíveis novos ataques.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade