PUBLICIDADE

Oriente Médio

Síria: amostras de ataque com armas químicas serão analisadas na segunda

1 set 2013 - 15h25
(atualizado às 15h39)
Compartilhar
Exibir comentários

As amostras recolhidas pelos inspetores das Nações Unidas no locais que teriam sofrido ataques químicos na Síria começarão a ser enviadas para estudo em laboratórios a partir de segunda-feira, informou a ONU neste domingo.

"Os preparativos para catalogar as amostras avançam e começarão a ser enviadas aos laboratórios amanhã", declarou à imprensa o porta-voz Martin Nesirky.

Segundo o chefe da missão, Ake Sellstrom, que conversou no domingo em Haia com o secretário-geral Ban Ki-moon, "duas autoridades sírias supervisionam o processo", acrescentou Nesirky.

O porta-voz se recusou a adiantar uma data para a divulgação das conclusões da ONU sobre o ataque, que dependem das análises de laboratório.

Guerra civil em fotos
AFP

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

Segundo a Organização para a Proibição das Armas Químicas (OIAC, siglas em inglês), a análise das amostras coletadas na Síria pelos investigadores da ONU pode levar "até três semanas".

"Levando-se em conta a terrível amplitude do incidente de 21 de agosto em Ghouta, perto de Damasco, (Ban) pediu ao Dr. Sellstrom que acelere a análise das amostras e das informações obtidas pela missão", sem afetar o rigor científico "e comunicar os resultados o quanto antes possível", indicou Nesirky.

Mas "todo o processo será realizado em conformidade com as normas mais rígidas de verificação" estabelecidas pela OIAC, indicou.

A ONU indicou no sábado que não vai tirar "conclusão alguma" sobre a utilização de armas químicas na Síria antes do resultado dos testes.

Nos próximos dias, Ban deve se manter em contato com líderes mundiais para abordar o conflito sírio, acrescentou o porta-voz.

O secretário-geral deve partir na terça-feira para São Petersburgo (Rússia) para participar da cúpula do G20 "na qual a Síria deve dominar os debates".

Ativistas e oposição denunciam ataque com armas químicas na Síria

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade