PUBLICIDADE

Oriente Médio

Reunião do Conselho de Segurança termina sem avanços sobre Síria

11 set 2013 - 19h19
(atualizado às 19h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Os embaixadores dos cinco países membros do Conselho de Segurança da ONU se reuniram nesta quarta-feira para discutir a forma de desmantelar o arsenal químico de Damasco, informaram fontes diplomáticas. O encontro terminou sem avanços, mantendo o impasse das últimas reuniões convocadas desde a eclosão da crise das armas químicas.

"Cada um apresentou sua posição, mas não houve uma verdadeira negociação", disse um diplomata da ONU depois da reunião de 45 minutos a portas fechadas realizada na missão russa na ONU. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, afirmou mais cedo que as "atrocidades" cometidas na Síria representam um "fracasso coletivo" da comunidade internacional, exortando novamente o Conselho a tomar uma atitude.

Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China começaram na terça-feira a estudar o projeto francês para o desmantelamento do arsenal químico sírio, que indica a possibilidade de um recurso à força. Mas o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov, disse que seria "inaceitável" se o Conselho de Segurança adotasse uma resolução responsabilizando o presidente Bashar al-Assad pelo ataque de 21 de agosto no subúrbio de Damasco.

A reunião do Conselho, que a princípio seria realizada na terça-feira, foi cancelada de última hora a pedido de Moscou.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/raio-x-maquina-guerra/" href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/raio-x-maquina-guerra/">Raio-x de uma máquina de guerra</a>
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade