PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Oriente Médio

Kerry leva especialistas em armas para reunião com Lavrov

11 set 2013 - 18h04
(atualizado às 18h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma equipe de especialistas em armas acompanha o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, a Genebra, em sua reunião com o chanceler russo sobre o controle das armas químicas sírias, disse nesta quarta-feira um alto funcionário americano.

Na quinta-feira, Kerry e o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, vão se reunir na Suíça para conversas que podem se prolongar até sábado. O objetivo do encontro é buscar uma solução para a divisão entre os países ocidentais e a Rússia, aliada de Damasco, sobre como fazer a Síria renunciar a seu arsenal químico.

Nesta quarta, a Rússia apresentou aos Estados Unidos seu projeto de supervisão internacional do arsenal químico da Síria, horas antes de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para discutir a melhor maneira para colocar o plano em prática.

Na terça-feira, os cinco membros permanentes do Conselho (Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Rússia e China) começaram a estudar o projeto francês para o desmantelamento do armamento sírio e voltarão a se reunir ainda hoje.

Estados Unidos e França reafirmaram seu compromisso de intervir militarmente contra o regime sírio, se fracassarem os esforços diplomáticos para controlar o arsenal químico de Damasco. Kerry também se reunirá com o enviado especial da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade