PUBLICIDADE

Oriente Médio

Primeira rodada de negociações de paz da Síria termina sem avanços reais

29 jan 2014 - 15h58
(atualizado às 16h34)
Compartilhar
Exibir comentários
O representante da ONU para o conflito sírio, Lakhdar Brahimi, conversa com jornalistas em Genebra
O representante da ONU para o conflito sírio, Lakhdar Brahimi, conversa com jornalistas em Genebra
Foto: AP

O mediador no processo de paz para a Síria, Lakhdar Brahimi, adiantou nesta quarta-feira que a primeira rodada de negociações entre o governo sírio e a oposição terminará na próxima sexta-feira sem que tenha se conseguido "nada substantivo". O mediador se mostrou confiante em que a seguinte rodada de consultas, que previsivelmente será retomada após uma semana de descanso, seja "mais estruturada e produtiva".

"Alegro-me por continuarmos reunidos. Os gelos se quebram, mas lentamente", contemporizou o mediador. Segundo disse, Brahimi não está "decepcionado" com os resultados desta primeira rodada, já que sua única expectativa era que "as partes falassem uma com a outra e que tenham acordado seguir falando", comentou.

"Os resultados que alcançaremos provavelmente não estarão à altura das expectativas dos sírios e da amplitude da crise. Mas esta gente que está aqui negociando, em três anos não tinha se reunido nunca", ressaltou o diplomata argelino. O mediador reconheceu mais uma vez que as posições entre as duas partes estão ainda "a um milhão de milhas" de distância, mas se conformou com o fato de que ambas estejam dispostas a seguir com as conversas.

Assuntos abordados

Sobre os assuntos que foram abordados nesta quarta-feira na mesa de negociação, o mediador avançou que falaram da criação de um órgão de Governo transitório e, mais em geral, do que cada uma das partes espera do processo. Também foram retomados os temas humanitários que ainda estão pendentes, como a entrada de um comboio de ajuda a Homs, assunto sobre o qual Brahimi disse que "as negociações entre a ONU e as autoridades sírias prosseguem".

Questionado sobre o papel dos EUA e Rússia para impulsionar o processo de paz, Brahimi assinalou que ambos os países estão tentando utilizar sua influência sobre a oposição e o Governo sírios, respectivamente, para fazer avançar as negociações. Ambos os países "estão usando sua influência com cada uma das partes. Espero que no futuro sua influência seja maior", declarou.

Brahimi comentou que hoje houve contatos diretos entre EUA e Rússia, assim como entre estes com as partes sírias que cada qual apoia, a fim de "utilizar sua capacidade para facilitar as atuais discussões".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade