PUBLICIDADE

Oriente Médio

ONU: grupos ligados à Al-Qaeda ameaçam Afeganistão

14 jun 2014 - 01h17
(atualizado às 01h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Movimentos ligados à Al-Qaeda representam um problema de segurança a longo prazo no Afeganistão e ameaçam toda a região, adverte um relatório do Conselho de Segurança da ONU publicado nesta sexta-feira.

O Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP), o Lashkar-e-Taiba (LeT) e o Lashkar-e-Jhangvi "regularmente" participam dos ataques contra as forças afegãs no sul e no leste do país, destaca o relatório. "Eles representam uma preocupante ameaça à segurança a longo prazo que parte do Afeganistão para a região e mais além", com ramificações na Ásia central e do sul, afirma o documento.

A ONU destaca que os talibãs utilizam, desde o final de 2013, explosivos mais aperfeiçoados, incluindo novos coletes com explosivos que parecem casacos de couro e são praticamente indetectáveis.

O relatório descreve os 13 anos de conflito entre os talibãs e os países ocidentais como um "impasse militar", no qual os insurgentes não estão em posição de ganhar terreno, mas continuam sendo uma ameaça real.

As autoridades afegãs acreditam que podem manter a situação atual se receberem apoio econômico e logístico adequado, inclusive após a saída das tropas internacionais, prevista para o final do ano.

O relatório destaca que os grupos talibãs evoluíram, menos centrados na questão religiosa e mais parecidos com organizações criminosas. O Conselho de Segurança elaborou o documento após cinco visitas ao Afeganistão e numerosas discussões com o governo e as forças internacionais.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade