PUBLICIDADE

Oriente Médio

Kerry diz que se Assad não cumprir compromissos medidas serão tomadas

31 jan 2014 - 11h19
Compartilhar
Exibir comentários
John Kerry durante coletiva de imprensa em Berlim nesta sexta
John Kerry durante coletiva de imprensa em Berlim nesta sexta
Foto: AP

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, exigiu nesta sexta-feira que o presidente sírio, Bashar al-Assad, "cumpra seus compromissos" para que as armas químicas que devem ser destruídas saiam do país nos prazos fixados, caso contrário, a comunidade internacional estudará que medida tomar.

"Não se retirou da mesa nenhuma opção quando se aprovou a resolução das Nações Unidas" que fixou o plano para a destruição do arsenal químico sírio, advertiu Kerry em uma coletiva realizada Berlim após se reunir com o ministro das Relações Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier.

Kerry ressaltou a importância de cumprir os prazos fixados, assegurou que não há "nenhuma razão legítima" que justifique o atraso e lembrou à Rússia, que fez parte do acordo internacional, que agora deve desempenhar um "importante papel": "deixar claro à Síria quais são suas obrigações".

"Bashar al Assad deve entender que deve cumprir a resolução das Nações Unidas" nos prazos estipulados, insistiu antes de ressaltar que, se o acordo não for respeitado, os EUA falarão com seus parceiros para analisar que medidas serão adotadas.

Guerra civil em fotos Conteúdo exclusivo
AFP AFP

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

Acompanhe a cobertura exclusiva do Terra através dos jornalistas Tariq Saleh e Mauricio Morales. Sediado no Líbano, Saleh conversou com sírios, visitou refugiados e ouviu analistas. Enviado especial, Morales passou dias com rebeldes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade