PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel tenta convencer companhias mas voos seguem suspensos

Viagens ao principal aeroporto israelense foram canceladas nesta terça-feira após um foguete cair nos arredores do local

23 jul 2014 - 15h58
(atualizado às 16h10)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Painel do aeroporto Ben Gurion informa o cancelamento de vários voos após a Europa e os Estados Unidos suspenderem as operações até o principal aeroporto israelense</p>
Painel do aeroporto Ben Gurion informa o cancelamento de vários voos após a Europa e os Estados Unidos suspenderem as operações até o principal aeroporto israelense
Foto: Dan Balilty / AP

Israel tentou convencer as empresas para o restabelecimento de voos comerciais dos EUA e Europa para Tel Aviv, nesta quarta-feira, após a suspensão das operações por grande parte das companhias aéreas.

As autoridades israelenses enfatizaram o sucesso do sistema interceptor "Cúpula de Ferro" em proteger o Aeroporto Ben Gurion de foguetes disparados por militantes na Faixa de Gaza e informaram que as companhias aéreas estrangeiras poderiam usar um aeroporto alternativo, em um deserto ao sul do país.

"Nosso aeroporto é seguro, e esperamos que a companhias americanas voltem a voar para Israel em breve", disse Mark Regev, porta-voz do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Ainda de acordo com o jornal The Times of Israel, o aeroporto militar Ovda, situado em Beercheba, no sul de Israel, foi aberto para voos comerciais.

Entretanto, a Administração Federal de Aviação (FAA) americana manteve a suspensão de voos dos EUA à Tel Aviv.

Autoridades israelenses descreveram a atitude do órgão americano de apressada e disseram que ela teria sido afetada pelo "nervosismo internacional" após a queda do avião da Malaysia Airlines na Ucrânia. 

A Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA) seguiu o exemplo dos Estados Unidos e recomendou às companhias aéreas do continente a não voar ao aeroporto de Tel Aviv, devido ao elevado risco relacionado ao atual conflito entre israelenses e palestinos.

A recomendação, que "não é de cumprimento obrigatório", ficará em vigor "até novo aviso", enquanto a proibição americana apresenta uma validade de apenas 24 horas.

As duas principais companhias aéreas alemãs, Lufthansa e Air Berlim, anunciaram na última terça-feira o cancelamento de seus voos a Israel por 36 horas. A Air France também cancelou seus voos à capital israelense "até nova ordem", enquanto a British Airways optou por manter suas conexões diárias.

Situado a 17 quilômetros de Tel Aviv, o Ben Gurion é o principal aeroporto internacional de Israel, concentrando mais de 95% do tráfego aéreo com outros países.

Na última terça-feira, um foguete do tipo M75 cruzou o escudo do sistema antimíssil israelense "Cúpula de Ferro" e caiu nos arredores do aeroporto, causando danos consideráveis em um chalé particular da pequena cidade de Yehud, que fica a menos de um quilômetro do terminal de Ben Gurion.

Com informações das agências Reuters e EFE.

Foto: Arte Terra

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade