PUBLICIDADE

Oriente Médio

Israel revela nome de militar sequestrado em Gaza

Pelo menos 50 palestinos foram mortos por ataques de artilharia israelenses, segundo o Ministério da Saúde local

1 ago 2014 - 09h53
(atualizado às 15h27)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Foto de arquivo do subtenente israelense Hadar Doldin, de 23 anos</p>
Foto de arquivo do subtenente israelense Hadar Doldin, de 23 anos
Foto: AP

Dois soldados israelenses morreram na Faixa de Gaza, informou o exército, que também revelou a identidade do militar que foi sequestrado, o subtenente Hadar Doldin, provavelmente na mesma operação.

"Forças (israelenses) em operação para desativar um túnel foram atacadas. As indicações iniciais são de que um soldado foi sequestrado por terroristas durante a operação", disse o tenente-coronel Peter Lerner em uma teleconferência com jornalistas

O sequestro de Doldin, de 23 anos, levou as forças armadas israelenses a declarar rompida, poucas horas depois do início, a trégua de 72 horas acertada com o movimento islamita Hamas.

O cessar-fogo acertado por Israel e o grupo Hamas na Faixa de Gaza durante a madrugada desta sexta-feira entrou em vigor já condenado ao fracasso. Pelo menos 50 palestinos foram mortos por ataques de artilharia israelenses, segundo o Ministério da Saúde local.

A trégua anunciada pelo secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, foi a tentativa mais ambiciosa até agora de encerrar mais de três semanas de combate, e se seguiu a uma crescente pressão internacional por causa do grande número de palestinos mortos.

Depois do cessar-fogo estavam previstas negociações entre negociadores israelenses e palestinos no Cairo para uma solução de longo prazo.

Autoridades egípcias disseram que o convite ainda está de pé, mas alguns representantes palestinos pediram adiamento até sábado ou domingo para permitir um acordo sobre uma nova trégua.

Israel lançou sua ofensiva em Gaza, enclave dominado pelo Hamas, em 8 de julho, realizando bombardeios em resposta a um surto de ataques contra seu território. Tanques e infantaria invadiram o enclave palestino, de 1,8 milhão de pessoas, em 17 de julho.

Autoridades de Gaza dizem que pelo menos 1.509 palestinos, a maioria civis, foram mortos e 7 mil ficaram feridos. Do lado de Israel, 63 soldados perderam a vida e mais de 400 se feriram. Três civis morreram devido a foguetes disparados por palestinos contra Israel.

Identidade do militar desaparecido

O jornal The Independent informou que há boatos de que o militar sequestrado pelo grupo radical Hamas também nacionalidade britânica. De acordo com informações do site Channel 4, um rabino de Cambridge chamado Reuven Leigh contou nas redes sociais que o subtenente Hadar Doldin viveu anos na cidade com sua família.

Ainda segundo informações iniciais, o refém seria primo do ministro da Defesa, Moshe Ya'alon.

Com informações da AFP e Reuters.

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade