PUBLICIDADE

Oriente Médio

Disparos israelenses deixam pelo menos 27 mortos em Gaza

Do lado israelense, foram relatadas cinco mortes de soldados nesta quinta-feira

1 ago 2014 - 07h43
Compartilhar
Exibir comentários

Intensos disparos da artilharia israelense mataram ao menos 27 palestinos e feriram mais de 150 no sul da Faixa de Gaza, segundo fontes médicas, quebrando uma trégua entre Israel e o Hamas poucas horas após sua entrada em vigor.

Correspondentes da AFP constaram que a contínua cortina de fogo da artilharia em Rafah (sul) impedia os socorristas de recuperar os mortos e feridos. O exército israelense acusou o Hamas de ter violado a trégua.

Trégua de 72 horas foi seguida por apenas 2h e disparos dos dois lados deixou mortos e feridos
Trégua de 72 horas foi seguida por apenas 2h e disparos dos dois lados deixou mortos e feridos
Foto: MARCO LONGARI / AFP

As Forças de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês) informaram nesta sexta-feira que cinco soldados israelenses morreram ontem por disparos de morteiro durante a ofensiva militar Limite Protetor na Faixa de Gaza.

De acordo com um breve comunicado, "cinco soldados morreram durante uma atividade operacional na fronteira com a Faixa de Gaza quando um morteiro foi disparado contra as tropas" ontem à noite, antes do início do cessar-fogo de 72 horas acordado entre o Hamas e Israel, que começou na manhã de hoje.

Israel notificou os familiares sobre a morte dos soldados e revelou os nomes de quatro deles.

As mesmas fontes acrescentaram que, nas últimas horas, pelo menos 19 militares ficaram feridos e que 61 morreram desde o início da incursão terrestre na Faixa de Gaza.

Trégua durou apenas 2 horas

Israel acusou o Hamas e outros grupos militantes palestinos de violarem a trégua mediada pelos Estados Unidos e a ONU, mas não deu detalhes, enquanto a mídia israelense noticiava que militantes armados tinham disparado contra soldados de Israel na área de Rafah.

O acordo de cessar-fogo humanitário foi anunciado na noite de ontem pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o chefe da diplomacia americana, John Kerry.

O anúncio da trégua se tornou público depois que o enviado especial da ONU à região, Robert Serry, recebeu a confirmação tanto de Israel como do Hamas.

"Este cessar-fogo humanitário começa às 8h locais da sexta-feira, 1º de agosto de 2014. Estará vigente por um período de 72 horas, a menos que seja estendido. Durante esse tempo, as forças no terreno permanecerão em suas posições", diz o comunicado conjunto de Ban e Kerry.

Com informações da AFP, Reuters e EFE. 

Faixa de Gaza: entenda o conflito Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade