PUBLICIDADE

Oriente Médio

Iraque reconhece conselho insurgente como representante líbio

23 ago 2011 - 12h35
(atualizado às 12h58)
Compartilhar

O Governo do Iraque reconheceu oficialmente nesta terça-feira o Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia como "o único e legítimo representante do povo líbio", informou o Ministério de Relações Exteriores iraquiano.

O anúncio, feito no site do Ministério, aconteceu em um momento no qual os rebeldes lutam em Trípoli contra as tropas fiéis ao governo de Muammar Kadafi.

O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al Maliki, destacou que "a revolução na Líbia não terminará em um conflito religioso ou étnico porque é a causa de um povo privado de liberdades, oprimido e marginalizado".

"Admiramos muito e respeitamos todos os povos que buscam a liberdade, a democracia e o cumprimento da vontade popular", disse o chefe do Governo iraquiano.

A decisão do Iraque coincide com informações de que a Liga Árabe se reunirá nesta quinta-feira no Cairo para reconhecer o CNT como único representante do povo líbio.

Uma fonte da Liga disse à Agência Efe que a organização pan-árabe deverá adotar a "bandeira da revolução" e aceitar que a Líbia seja representada na reunião por um dirigente do CNT.

EFE   
Compartilhar
Publicidade