PUBLICIDADE

Oriente Médio

Iraque: 47 corpos são encontrados em prisão de Tal Afar

Segundo os moradores de Tal Afar e um detido foragido, os corpos pertenciam aos presos que se encontravam nessa prisão para terroristas

20 jun 2014 - 16h00
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Corpos dos prisioneiros encontrados em Tal Afar, com idades compreendidas entre 20 e 35 anos, foram enterrados em uma vala comum</p>
Corpos dos prisioneiros encontrados em Tal Afar, com idades compreendidas entre 20 e 35 anos, foram enterrados em uma vala comum
Foto: Reuters

Pelo menos 47 corpos foram encontrados nesta sexta-feira em uma prisão de Tal Afar, no norte do Iraque, informaram seus moradores, que ressaltaram que os presos foram executados pelas forças de segurança há quatro dias.

Segundo os moradores de Tal Afar e um detido foragido, os corpos pertenciam aos presos que se encontravam nessa prisão para terroristas e que foram executados pela polícia perante a intensificação dos combates contra a insurgência sunita, liderada pelos jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL).

Os corpos dos prisioneiros, com idades compreendidas entre 20 e 35 anos, foram enterrados em uma vala comum que os próprios presos haviam cavado, acrescentaram as fontes.

O preso foragido, que conseguiu sair com vida da prisão e que não teve sua identidade revelada, explicou que se salvou porque estava "na limpeza" quando ouviu os disparos dentro das celas. Na sequência, após a polícia deixar o local, ele conseguiu escapar junto com outros presos feridos.

Posteriormente, segundo eles, as forças de segurança voltaram para enterrar os presos executados.

De acordo com o foragido sobrevivente, essa prisão acomodava 55 presos em duas celas, sendo que uma delas continha 35 detidos.

"A polícia abriu a porta da cela grande e começou a disparar em um por um. Mas, no outro calabouço, onde havia 20 presos, eles disparam apenas por uma janela e, por isso, conseguiram matar somente 12. O restante conseguiu fugir comigo depois", disse.

Os presos executados eram turcomanos sunitas e estavam em regime de prisão provisória ou à espera de um trâmite para serem libertados.

Tal Afar é uma das maiores cidades do norte do Iraque e é, sobretudo, habitada por turcomanos, tanto sunitas como xiitas.

Os confrontos entre as forças governamentais e os combatentes do grupo radical EIIL pelo controle de Tal Afar, próxima à fronteira da Síria, foram iniciados há quatro dias e já deixaram centenas de vítimas.

No último dia 10 de junho, O EIIL assumiu o controle de Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, e ameaça chegar a Bagdá e aos santuários xiitas de Karbala e Najaf.

Foto: Arte Terra

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade