PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã vê boa chance de acordo nuclear se houver ‘vontade política’

22 jun 2015 - 17h11
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, declarou nesta segunda-feira que vê uma boa chance de se chegar a um acordo nuclear definitivo com as seis potências a respeito do programa nuclear iraniano até o prazo de 30 de junho, ou alguns dias mais tarde, contanto que exista vontade política.

Chanceler iraniano Zarif concede entrevista em Atenas.   28/5/2015.
Chanceler iraniano Zarif concede entrevista em Atenas. 28/5/2015.
Foto: Alkis Konstantinidis / Reuters

O Irã e o chamado P5+1 – Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia, China e Alemanha – estão tentando firmar um pacto para restringir o programa atômico de Teerã durante pelo menos uma década em troca de um alívio nas sanções impostas ao país.

Tal acordo poria fim a um impasse de 12 anos entre o Irã e o Ocidente, que suspeita que Teerã esteja tentando desenvolver a capacidade de fabricar armas nucleares. O Irã nega tal intenção, afirmando que seu programa tem somente fins pacíficos.

“Acredito... que se houver vontade política para aceitar as realidades e seguir em frente se baseando no que concordamos em Lausanne, existe uma boa possibilidade de concluirmos isso até o prazo, ou alguns dias após o prazo”, afirmou Zarif depois de conversar com a representante de política externa da União Europeia, Federica Mogherini, e com os ministros das Relações Exteriores de França, Grã-Bretanha e Alemanha.

Ele se referia a um esboço de acordo obtido em Lausanne, na Suíça, em abril. Zarif conversou com eles separadamente em Luxemburgo e depois todos se reuniram com Mogherini.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade