PUBLICIDADE

Oriente Médio

Explosão em fábrica no Iêmen mata pelo menos 25, dizem médicos e moradores

1 abr 2015 - 08h38
(atualizado às 08h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma explosão em uma fábrica de laticínios na cidade portuária de Hodaida, no Iêmen, matou pelo menos 25 funcionários, de acordo com fontes médicas, e lados diferentes atribuíram a explosão a um ataque aéreo da aliança liderada pela Arábia Saudita ou a um foguete de uma base militar próxima.

Fábrica de laticínios alvo de explosão em Houdieda, no Iêmen. 01/04/2015
Fábrica de laticínios alvo de explosão em Houdieda, no Iêmen. 01/04/2015
Foto: Stringer / Reuters

O incidente aparenta ser um dos maiores casos de mortes de civis desde que a aliança liderada pelos sauditas começou uma campanha de ataques aéreos contra a milícia Houthi no Iêmen, em 26 de março.

Um site do Exército dividido do Iêmen, que em grande parte apoia os houthis, disse que 37 trabalhadores foram mortos e 80 ficaram feridos na fábrica de laticínios "durante os ataques aéreos agressivos" que atingiram o local na noite de terça-feira.

Fontes médicas na cidade disseram que 25 funcionários do local foram mortos na fábrica, que fica localizada perto de um campo militar leal ao ex-presidente Ali Abdullah Saleh, aliado dos houthis.

Moradores e testemunhas contactados pela Reuters disseram que os ataques aéreos atingiram a fábrica pouco depois da meia-noite na quarta-feira. Outros disseram que foguetes lançados da base -possivelmente como retaliação contra os bombardeios- atingiram a fábrica.

A operação da Arábia Saudita e outros Estados muçulmanos sunitas tem como objetivo impedir os houthis e o ex-presidente Saleh de assumirem o controle total do país. A aliança quer reintegrar o presidente Abd-Rabbu Mansour Hadi.

Os ataques aéreos durante a noite atingiram posições houthis perto da fronteira saudita no norte do Iêmen, bases militares no centro, infraestruturas de defesa aérea na província de Marib e uma posição da guarda costeira perto de Hodaida.

(Reportagem de Mohammed Ghobari no Cairo e Mohammed Mukhashaf e Sami Aboudi em Áden)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade