PUBLICIDADE

Oriente Médio

Estado palestino está em "beco sem saída", diz ministro israelense

17 jun 2013 - 19h04
(atualizado às 19h32)
Compartilhar

Um membro de extrema-direita do governo israelense disse nesta segunda-feira que a ideia de estabelecer um Estado palestino na Cisjordânia chegou a um "beco sem saída".

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se distanciou dessas declarações, mas o negociador-chefe palestino viu nelas "parte do plano israelense para destruir qualquer possibilidade de um Estado palestino".

O ministro da Indústria e Comércio, Naftali Bennett, líder dos colonos judeus que vivem em territórios ocupados, é um tradicional oponente do Estado palestino e suas declarações ilustram as profundas divisões sobre o assunto dentro da coalizão de Netanyahu.

"A ideia de que um Estado palestino será formado na terra de Israel chegou a um beco sem saída", disse Bennett em uma conferência dos colonos.

"Nunca nos anais de Israel tanta gente despendeu tanta energia em algo tão fútil", acrescentou o político, que dirige o partido ultranacionalista Lar Judaico.

Os Estados Unidos estão tentando, até agora sem sucesso, convencer Israel e os palestinos a retomarem seu processo de paz, abandonado em 2010.

(Reportagem de Jeffrey Heller)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade