PUBLICIDADE

Oriente Médio

Estado Islâmico mata 24 curdos em ataque surpresa no Iraque

Confrontos com os radicais na cidade de Gwer já duram dois dias

11 jan 2015 - 11h29
(atualizado às 14h55)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Cerca de 60 militantes teriam sido mortos durante confronto entre tropas curdas e membros do Estado Islâmico</p>
Cerca de 60 militantes teriam sido mortos durante confronto entre tropas curdas e membros do Estado Islâmico
Foto: Stringer / Reuters

Militantes do Estado Islâmico mataram ao menos 24 membros das forças de segurança curdas em um ataque surpresa no norte do Iraque, disseram autoridades curdas, numa das batalhas mais mortais para os curdos desde meados do ano passado.

Três oficiais curdos relataram confrontos contínuos com o Estado Islâmico neste domingo, um dia depois das mortes, perto de Gwer, cidade cerca de 40 km a sudoeste da capital da região autônoma do Curdistão, Arbil.

É provável que Gwer, controlada pelo curdos, torne-se uma plataforma para o lançamento de várias operações futuras das forças curdas e iraquianas para tentar retomar Mosul, maior cidade do norte do Iraque, tomada pelo Estado Islâmico em junho passado.

Os militantes do Estado Islâmico cruzaram o rio Zab em pequenos botes na sexta-feira à noite e entraram em Gwer, mas foram repelidos pelas forças curdas, disseram os oficiais.

"Estamos envolvidos no combate contra eles pelos últimos dois dias", disse um dos oficiais curdos de alto-escalão que encontra-se na linha de frente de Gwer, enquanto o som de tiros ressoava ao fundo.

O oficial, que pediu por anonimato, disse que cerca de 60 militantes foram mortos no total e que pela interceptação da frequência usada por eles para se comunicarem via rádio, outros parecem ter ficado feridos.

Ele e outro oficial culparam o Exército iraquiano por ter permitido aos militantes alcançarem Gwer. Eles acusaram os soldados iraquiano de abandonarem uma posição avançada ao se verem sob ataque, deixando a cidade exposta.

Desvendando o Estado Islâmico Desvendando o Estado Islâmico

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade