PUBLICIDADE

Oriente Médio

Cratera de bombardeio é usada como piscina na Síria

Segundo moradores, um barril de explosivos lançado pelo regime de Bashar al-Assad caiu sobre uma tubulação de água e formou a poça

15 jul 2014 - 11h36
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Youtube / Reprodução

Uma das crateras provocadas pelos bombardeios do exército nos setores rebeldes de Aleppo, a segunda maior cidade da Síria, se transformou em "piscina" improvisada para as crianças.

No bairro de Shar, na zona leste da ex-capital econômica devastada por dois anos de guerra, crianças e adolescentes brincam com alegria em uma poça de água formada por uma cratera de obus, em uma rua completamente devastada pelos bombardeios.

A imagem quase surreal é observada quando a temperatura se aproxima de 35 graus na cidade, que sofre há vários meses com a falta de água e de energia elétrica.

"Antes, caminhávamos até a piscina no centro da cidade. Hoje, as piscinas são crateras deixadas pelos barris de explosivos lançados", afirmou Abdel Kader, de 12 anos, que não hesita em mergulhar na água suja.

"Está muito calor e não podemos dormir, nem durante o dia nem durante a noite", explica.

Segundo os moradores, um barril de explosivos lançado pelas tropas do regime de Bashar al-Assad caiu sobre uma tubulação de água e formou a poça lamacenta.

Entenda os conflitos na Síria Entenda os conflitos na Síria: Confrontos começaram em março de 2011, se transformaram em guerra civil e já fizeram milhares de mortos e outros milhões de refugiados

Mustafa, um adolescente, comemora a possibilidade de "nadar".

"Não temos água para tomar banho. Às vezes temos que vir aqui para buscar água", disse.

Desde o verão de 2012, a cidade está dividida entre as zonas oeste, controlada pelas forças do regime, e os bairros comandados pelos rebeldes, submetidos a bombardeios aéreos diários que provocaram centenas de mortes somente neste ano e que foram denunciados pela comunidade internacional.

Os rebeldes executam ataques com morteiros contra a zona oeste.

Recentemente, o exército sírio avançou na periferia da cidade e a oposição teme uma grande ofensiva.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade