PUBLICIDADE

Oriente Médio

Arábia Saudita tem mais 26 casos do vírus Mers e dez mortos

Novas ocorrências foram anunciadas pelo Ministério da Saúde

27 abr 2014 - 19h03
(atualizado às 19h05)
Compartilhar
Exibir comentários

A Arábia Saudita confirmou mais 26 casos da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers, na sigla em inglês), que matou quase um terço dos infectados, e disse que mais 10 pessoas morreram por causa da doença.

A confirmação foi se seguiu ao anúncio do Egito, no último sábado, confirmando seu primeiro caso de Mers em um homem que recentemente voltou de Riad, onde estava trabalhando. A Arábia Saudita, onde a doença foi descoberta dois anos atrás e que continua sendo o país mais afetado, agora tem 339 casos confirmados de Mers, dos quais 102 foram fatais.

Os 143 casos anunciados desde o começo de abril representam um aumento de 73% de infecções na Arábia Saudita neste mês. Os novos casos foram anunciados em dois comunicados publicados no site do Ministério da Saúde, no sábado e no domingo.

Os 10 confirmados no sábado incluem sete em Jidá, o principal foco da última epidemia, dois na capital Riad e outro em Meca. Dois pacientes morreram. Os outros 16 casos confirmados no domingo incluem dois em Riad, oito em Jidá e mais seis na cidade de Tabuk, ao norte. Oito morreram no domingo. O ministro da Saúde interino Adel Fakieh disse no sábado que determinou três hospitais em Riad, Jidá e Dammam, na costa do Golfo, como centros especialistas no tratamento de Mers. Os três hospitais podem acomodar 146 pacientes em tratamento intensivo, disse o ministro.

Muitos sauditas expressaram preocupação nas mídias sociais a respeito da capacidade do governo de lidar com essa epidemia, e na semana passada o rei Abdullah demitiu o ministro da Saúde. Em Jidá, algumas pessoas estão usando máscaras e evitando concentrações de pessoas, enquanto farmácias dizem que a venda de desinfetantes para as mãos e outros produtos de higiene está crescendo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade