PUBLICIDADE

Oriente Médio

Adolescente israelense morre em explosão nas Colinas de Golã

Esse é o pior incidente que aconteceu na região, desde que começou a guerra civil na Síria

22 jun 2014 - 08h19
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Fato na Colinas de Gol&atilde; (foto) coincide com uma espiral de tens&atilde;o na regi&atilde;o pelo suposto sequestro de tr&ecirc;s adolescentes israelenses em um cruzamento da Cisjord&acirc;nia h&aacute; nove dias</p>
Fato na Colinas de Golã (foto) coincide com uma espiral de tensão na região pelo suposto sequestro de três adolescentes israelenses em um cruzamento da Cisjordânia há nove dias
Foto: Wikimedia

Um adolescente israelense de 15 anos morreu, e outros dois civis ficaram feridos, no impacto de um projétil disparado neste domingo a partir da Síria contra um veículo civil na Colinas de Golã, informaram à Agência Efe fontes militares locais.

O fato aconteceu pouco antes do meio-dia (horário local) quando os três repartiam água perto da cerca da fronteira, em uma região conhecida como Tel Hezka.

"Foi um ataque deliberado contra um veículo civil. Não sabemos ainda se foi um morteiro, um foguete ou um projétil de tanque, mas cruzou a zona de leste a oeste e impactou no veículo", disse o tenente-coronel Peter Lerner, porta-voz militar para a imprensa estrangeira.

O fato, o pior incidente nessa região desde que começou a guerra civil na Síria, em 2011, é investigado neste momento pela polícia e pelo exército, que respondeu com fogo de artilharia contra a zona da qual proveio o projétil.

O veículo estava perto da cerca de fronteira de Golã, território que Israel ocupa desde 1967 e que nos últimos três anos sofreu vários ataques por conta do conflito armado no país vizinho.

Aparentemente, o jovem ajudava seu pai a dar água para a equipe encarregada da manutenção da cerca, demarcada depois da Guerra do Yom Kippur de 1973.

Lerner desmentiu que a explosão tenha ocorrido dentro do veículo, e explicou que na cerca metálica há um orifício por onde o projétil passou.

O fato coincide com uma espiral de tensão na região pelo suposto sequestro de três adolescentes israelenses em um cruzamento da Cisjordânia há nove dias, e a morte de cinco palestinos em enfrentamentos com forças militares que participam da operação de busca.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade