PUBLICIDADE

Oriente Médio

Abbas insiste em recorrer à ONU diante de falta de opções

27 ago 2011 - 18h08
(atualizado às 18h34)
Compartilhar

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, reiterou neste sábado sua vontade de solicitar o apoio da ONU a um Estado palestino, diante da rejeição de Israel em deter a colonização e de aceitar uma solução "baseada na fronteira de 1967".

"Vamos à ONU para pedir o apoio pleno e completo a um Estado da Palestina. Não iríamos se a comunidade internacional nos desse uma solução baseada na legalidade internacional, ou seja, nas fronteiras de 1967 e se houvesse o fim da colonização israelense", declarou Abbas durante discurso público em Ramallah (Cisjordânia).

"Mas sem issso, iremos à ONU", insistiu Abbas, assegurando que essa iniciativa não impede de "voltar à mesa de negociações (com Israel), seja qual for o resultado da ONU, posto que há questões que não podemos resolver sem negociação".

Respondendo a Abbas, o ministro israelense de Relações Exteriores e líder do partido ultranacionalista Israel Beiteinu, Avigdor Lieberman, acusou os palestinos de "não querer viver ao lado de Israel", mas de criar um "Estado vazio de judeus" na Cisjordânia, em referência à oposição palestina às colônias judaicas em um futuro Estado palestino.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade