PUBLICIDADE

Mundo

Organização diz que bispos encobriram casos de abuso sexual

A Have No Fear alegou em um relatório que 24 bispos poloneses encobriram autores de molestação sexual de menores

21 fev 2019 - 15h06
(atualizado às 15h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma organização de caridade polonesa que ajuda vítimas de abuso infantil cometido por padres católicos acusou nesta quinta-feira 24 bispos de encobrirem autores de molestação sexual de menores.

A organização Have No Fear (Não Tenha Medo, em tradução livre) fez a alegação em um relatório divulgado no momento em que o papa Francisco reúne líderes católicos de todo o mundo para discutir os escândalos de abuso sexual infantil por padres que têm devastado a credibilidade da Igreja nas últimas três décadas.

Manifestantes protestam contra pedofilia na Igreja Católica em Varsóvia
07/10/2018 Agencja Gazeta/Jacek Marczewski via REUTERS
Manifestantes protestam contra pedofilia na Igreja Católica em Varsóvia 07/10/2018 Agencja Gazeta/Jacek Marczewski via REUTERS
Foto: Reuters

O relatório, que foi entregue ao papa, identificou bispos poloneses acusados de "encobrir crimes clericais e transferir padres pedófilos de uma paróquia a outra".

O documento acrescenta: "Apesar do fato de que a mídia polonesa fala quase todos os dias dos abusos de clérigos contra crianças, os bispos ainda não fazem nada sobre isso".

Um porta-voz do Episcopado polonês se recusou a comentar de imediato.

A conferência de quatro dias no Vaticano, dedicada à "prevenção do abuso de menores e de adultos vulneráveis" tem como objetivo reforçar as tentativas de coordenar uma resposta global à crise.

A Have no Fear disse que alguns representantes da Igreja também não reportam crimes sexuais cometidos por clérigos a procuradores poloneses.

Veja também:

Quais os favoritos ao Oscar e quem pode surpreender:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade