Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

ONU remarca conferência sobre criação de Estado Palestino

Debate acontecerá entre 28 e 29 de julho em Nova York

16 jul 2025 - 10h22
(atualizado às 10h57)
Compartilhar
Exibir comentários

A conferência para a solução de dois Estados entre Israel e Palestina promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) foi remarcada para os dias 28 e 29 de julho em Nova York, sob presidência da França e da Arábia Saudita.

Palestino chora em meio às mortes causadas após ataques de Israel em campo de refugiados
Palestino chora em meio às mortes causadas após ataques de Israel em campo de refugiados
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O encontro, anteriormente agendado para junho, teve de ser adiado em meio aos ataques israelenses contra o Irã, no confronto que ficou conhecido como guerra dos 12 dias.

Hoje (16), o Ministério das Relações Exteriores francês emitiu um comunicado confirmando a nova data da conferência.

"O objetivo desta convenção é traçar um caminho em direção à solução de dois Estados por meio de medidas concretas propostas pelos oito grupos de trabalho, que conduziram amplas consultas com os Estados-membros da ONU e da sociedade civil", diz o informe.

De acordo com a nota, a conferência também visa "restaurar o ímpeto coletivo para uma solução política" que atenda "às legítimas preocupações de segurança de Israel" e, ao mesmo tempo, "garanta a continuidade e o desenvolvimento do Estado Palestino".

"O foco será a promoção do reconhecimento da Palestina, a normalização com Israel e a integração regional, [além da] reforma do governo palestino e o desarmamento do Hamas", esclarece o documento, reforçando o apoio de Paris "à solução de dois Estados, que tem sido mais ameaçada do que nunca, ainda que seja a única saída cabível para garantir a paz e a segurança entre as partes e em toda a região".

A conferência a ser realizada na última semana de julho é vista como uma etapa diplomática fundamental para a próxima Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade