PUBLICIDADE

Mundo

ONU reivindica igualdade de oportunidades para autistas

2 abr 2017 - 13h15
(atualizado às 14h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário-geral da ONU, António Guterres, reivindicou neste domingo (2) o reconhecimento dos direitos como cidadãos das pessoas com autismo para fazer efetiva sua igualdade de oportunidades com o resto da sociedade.

"Vamos todos ajudar a mudar as atitudes relacionadas a pessoas com autismo e a reconhecer seus direitos como cidadãos", escreveu Guterres em comunicado por ocasião da celebração do Dia Mundial de Conscientização sobre esse transtorno neurológico.

ONU
ONU
Foto: prosiaczeq / iStock

Neste sentido, lembrou que "igualmente como os os demais", as pessoas com autismo têm "direito a reivindicar esses direitos e a tomar decisões sobre sua vida de acordo com seus próprios desejos e preferências".

O secretário-geral pediu a renovação do compromisso da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável para evitar "que ninguém fique para trás" e assegurar que todos "possam contribuir como membros ativos a formar sociedades pacíficas e prósperas".

Além disso, se referiu à Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Incapacidade para reiterar que a capacidade jurídica e o igual reconhecimento como pessoas perante a lei são direitos inerentes das pessoas com autismo.

Guterres fez uma chamada a pôr à disposição das pessoas com autismo as facilidades e o apoio necessários no exercício desses direitos e de sua liberdade de decisão.

Desta maneira, afirmou, "estarão empoderadas para fazer frente às principais decisões da vida", como onde e com quem desejam viver, se querem se casar e começar uma família, que tipo de trabalho desejam desenvolver, e como tramitar suas finanças pessoais.

"Quando gozem de igualdade de oportunidades para ser auto-suficientes e tomar suas próprias decisões, as pessoas com autismo estarão empoderadas para contribuir de maneira mais intensa e positiva a nosso futuro comum", concluiu à EFE.

Descoberta em diagnóstico de autismo:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade