PUBLICIDADE

Mundo

ONU pede que EUA encontrem alternativas à detenção de crianças imigrantes

22 jun 2018 - 11h20
Compartilhar
Exibir comentários

O escritório de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu ao governo Trump nesta sexta-feira que reformule suas políticas imigratórias e encontre alternativas às detenções, dizendo que crianças nunca deveriam ser mantidas sob custódia, mesmo sem seus pais.

Crianças, com máscaras, deixam Centro Cayuga, que ofere serviços a crianças imigrantes separadas das famílias, em Nova York 21/6/2018 REUTERS/Mike Segar
Crianças, com máscaras, deixam Centro Cayuga, que ofere serviços a crianças imigrantes separadas das famílias, em Nova York 21/6/2018 REUTERS/Mike Segar
Foto: Reuters

Os Estados Unidos vêm sendo alvo de críticas duras por separarem mais de 2.300 crianças de suas famílias para processar seus pais por cruzarem a fronteira ilegalmente.

O presidente dos EUA, Donald Trump, recuou na quarta-feira, assinando um decreto para manter as famílias juntas em detenção no decorrer dos procedimentos de imigração.

"Embora reconheçamos a decisão do governo dos EUA de não continuar separando crianças de seus pais, entendemos que a prática agora será deter as crianças com seus pais", disse a porta-voz de direitos humanos da ONU, Ravina Shamdasani, em um boletim à imprensa em Genebra.

"Dissemos várias vezes que as crianças nunca deveriam ser detidas por causa de seu status imigratório ou o de seus pais. Nunca é do interesse das crianças ser detidas", acrescentou.

Vídeos de crianças sentadas em "jaulas" e uma gravação de áudio de crianças chorando provocaram indignação mundial.

Washington precisa reformular suas políticas imigratórias e proporcionar soluções baseadas na comunidade e outras alternativas às detenções, algo garantido pelos direitos dos imigrantes, alegou Ravina.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade