Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

ONU condena ataque de Israel que matou 6 jornalistas em Gaza

'Grave violação do direito internacional humanitário', disse

11 ago 2025 - 09h18
(atualizado às 10h00)
Compartilhar
Exibir comentários

O escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou nesta segunda-feira (11) o ataque de Israel que matou seis jornalistas na Faixa de Gaza, incluindo cinco da emissora árabe Al Jazeera.

Funeral de jornalistas assassinados por Israel na Faixa de Gaza
Funeral de jornalistas assassinados por Israel na Faixa de Gaza
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em publicação no X, o órgão disse que o bombardeio mirado contra uma tenda utilizada pela imprensa perto de um hospital na Cidade de Gaza é uma "grave violação do direito internacional humanitário".

"Israel deve respeitar e proteger todos os civis, incluindo jornalistas. Pelo menos 242 jornalistas palestinos foram mortos em Gaza desde 7 de outubro de 2023", afirmou o escritório, que cobrou um "acesso imediato, seguro e irrestrito para todos os jornalistas" no enclave palestino, onde a imprensa internacional não está autorizada a entrar.

O exército israelense confirmou ter atacado a tenda de propósito para matar o repórter da Al Jazeera Anas al-Sharif, tido pelo país judeu como "terrorista" e colaborador do Hamas.

As outras vítimas são o jornalista Muhammad Qreiqeh, o fotógrafo freelancer Mohammed al-Khaldi e os cinegrafistas Ibrahim Zaher, Mohammed Noufal e Moamen Aliwa.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade