PUBLICIDADE

Mundo

ONU alerta para brutalidade policial durante isolamentos

27 abr 2020 - 12h53
(atualizado às 12h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O escritório de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) expressou preocupação nesta segunda-feira com mais de uma dezena de países que declararam estados de emergência devido à pandemia de covid-19 onde a polícia prendeu ou deteve centenas de milhares de pessoas e matou outras.

Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos Michelle Bachelet
Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos Michelle Bachelet
Foto: Denis Balibouse / Reuters

"Poderes de emergência não deveriam ser uma arma que governos podem brandir para sufocar a dissidência, controlar a população e até se perpetuar no poder", disse a Alta Comissária de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, em um comunicado que denunciou ataques a tiros e detenções, sem entrar em detalhes.

Uma autoridade graduada de seu escritório disse que cerca de 80 países declararam emergências devido ao novo coronavírus, incluindo 15 nos quais a alegações foram consideradas mais perturbadoras.

São eles Nigéria, Quênia, África do Sul, Filipinas, Sri Lanka, El Salvador, República Dominicana, Peru, Honduras, Jordânia, Marrocos, Camboja, Uzbequistão, Irã e Hungria.

Mas Georgette Gagnon, diretora de operações de campo, acrescentou em um briefing virtual em Genebra que "provavelmente há várias dúzias mais que poderíamos ter ressaltado".

"Uma grande preocupação em relação às medidas de emergência excepcionais é o que tem sido descrito como uma cultura de isolamento tóxica em alguns países", disse Gagnon. "Como a Alta Comissária ressaltou, a polícia e outras forças de segurança estão usando força excessiva e às vezes letal para impor isolamentos e toques de recolher".

Algumas destas nações prenderam ou detiveram centenas de milhares de pessoas por violarem medidas de confinamento ligadas à pandemia – as Filipinas encabeçam a lista com 120 mil apreensões por violações do toque de recolher nos últimos 30 dias.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade