PUBLICIDADE

Mundo

OMS teme que "amnésia" com a Covid-19 leve à outra pandemia

30 nov 2020 - 19h06
Compartilhar
Exibir comentários

O principal especialista em emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta segunda-feira que o mundo pode passar por novas pandemias no futuro se sofrer "amnésia" e não aprender com a atual crise provocada pelo coronavírus.

Mike Ryan, da OMS
03/05/2020
REUTERS/Denis Balibouse
Mike Ryan, da OMS 03/05/2020 REUTERS/Denis Balibouse
Foto: Reuters

"Eu já vi a amnésia que parece acometer o mundo após um evento traumático, e é compreensível", disse Mike Ryan em um pronunciamento em Genebra. 

"Mas se fizermos isso de novo, como fizemos após a Sars, como fizemos após a H5N1, como fizemos após a pandemia de H1N1, se continuarmos a ignorar as realidades do que está aparecendo e o que esses perigosos patógenos podem fazer com a nossa civilização, então provavelmente vamos experimentar o mesmo ou pior novamente em nosso tempo de vida", afirmou. 

Ryan também criticou os países mais desenvolvidos, dizendo que alguns países do hemisfério norte têm dirigido seus sistemas de saúde, como "companhias aéreas de baixo custo", e que o mundo estaria pagando por isso agora. 

"No norte, por conta do modelo de custo para sistemas de saúde, desenvolvemos nossos sistemas para que eles funcionem com eficiência de 95, 98, 100%. É quase como um modelo de companhia aérea de baixo custo para a entrega de serviço de Saúde", disse. "Bem, estamos pagando por isso agora, não tendo capacidade extra acoplada no sistema --vendo a saúde como um centro de custo na nossa economia, como um peso para o desenvolvimento, como se segurasse a economia, e precisamos ressignificar isso".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade